A Guarda Municipal de Belém esteve neste domingo, 24, na Praça da República com a “Operação Saturação”. Os agentes municipais realizaram abordagens de rotina para inibir ações criminosas no local, fizeram apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos. Quarenta e três pessoas foram detidas e levadas para averiguação na Seccional de São Brás.
Entre os detidos foi identificado um foragido da polícia, que será encaminhado de volta ao presídio. Outros 17 que estavam com alvará de soltura de condicional foram liberados. Nesta ação também foram apreendidos entorpecentes, objetos usados para consumo de rogas e um simulacro, artefato que imita uma arma de fogo.
De acordo com o chefe da Divisão de Operações, inspetor Roberto Avelar, após levantamento, a Guarda Municipal identificou que a Praça da República é um dos locais públicos com maior registro de denúncias, em Belém e, por isso, as ações de combate a crimes estão sendo intensificadas no espaço. “A ideia é que estas ações mais ostensivas se tornem rotina para afastar quaisquer pessoas mal intencionadas e que causem incômodo à população e, assim, as famílias e demais visitantes que frequentam a praça tenham outra referência de segurança”, destacou o inspetor.
A operação ocorreu de forma integrada com outros órgãos e contou com a atuação de 25 guardas da GMB, além do Grupamento de Ações Táticas (GAT), Ronda da Capital (Rondac) e Canil com a participação de 25 homens da Polícia Militar. Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também integraram a ação. Após a Praça da República, a operação seguiu para as praças próximas ao Terminal Rodoviário de Belém.
Como parte da “Operação Saturação”, da GMB, outros pontos da cidade já foram fiscalizados, como Ver-o-Rio, Ver-o-Peso, Feira do Açaí, Praça Batista Campos, Praça Dom Pedro e Portal da Amazônia.