Propaganda mal feita - Seurb retira irregulares das ruas de Belém

Propagandas irregulares enfeiam a cidade - Foto Ascom PMB - Uchoa Silva


Mais de quatro mil faixas, cartazes e outros veículos de propaganda não autorizados foram retirados das ruas de Belém pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). A maioria foi doada ao Movimento de Mulheres Feministas – MARIAS. O material foi transportado de caminhão até a sede do movimento, no distrito de Outeiro, onde será usado para fins de reciclagem. Segundo o diretor do Código de Posturas, Jacynto Campina, todos os dias a equipe do setor está empenhada na retirada publicidade indevida em áreas públicas nos bairros da cidade. “Esse tipo de publicidade é irregular e estamos coibindo cada vez mais, em ações rotineiras. Os fiscais reservam parte da tarde para recolher objetos como faixas, placas e anúncios irregulares, que são recolhidos e armazenamos em nosso depósito para futura destinação”, explica o diretor 

O Código de Posturas do Município proíbe, em qualquer hipótese, a fixação de faixas, cartazes, cavaletes, banner e anúncios contendo propaganda comercial nos logradouros e prédios públicos da cidade. Quem comete a infração fica impedido de recuperar o material apreendido. A colocação de demais tipos de anúncios de publicidade depende de prévia autorização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon). Os pedidos de licença para a publicidade ou propaganda devem ser apresentados ao órgão, com a indicação dos locais em que serão colocados, natureza do material de confecção, dimensões, inscrições e mensagens. O Núcleo Setorial de Código de Posturas do Município também atua regularmente na fiscalização de construções irregulares e demais irregularidades que contrariam as normas do Código de Postura.




Denuncie - Quem desejar realizar denúncias casos de poluição visual e outras infrações ao Código de Posturas do Município pode entrar em contato com a Seurb pelo telefone: (91) 3039-3707. O atendimento funciona das 8h às 13h , de segunda a sexta-feira.