Ceasa programa um Sábado Rural

Oportunidade para comprar frutas e verduras mais barato na Ceasa - Foto Carlos Sodré - AG. Pará


O programa Sábado Rural chega à sua terceira edição neste sábado, 3, a partir das 7h da manhã, no hall do prédio administrativo da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado do Pará). O programa, que acontece todo primeiro sábado de cada mês, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

No sábado, 20 empreendimentos de produtores rurais, vindos de sete municípios paraenses (Ananindeua, Benevides, Bragança, Marituba, Santa Bárbara, Tracuateua e Vigia), além de produtores rurais que comercializam produtos do Mercado Livre do Produtor da Ceasa (MLP), estarão no hall do prédio administrativo do órgão disponibilizando mais de 40 produtos, entre eles frutas, legumes, hortaliças, orgânicos e produtos fitoterápicos.

A segunda edição foi um grande sucesso, em menos de duas horas todos os produtos acabaram, ou seja, o consumidor que chegou tarde, não aproveitou tanto. Mas nessa terceira edição, o consumidor vai encontrar uma variedade maior de frutas, legumes, orgânicos e hortaliças.  “A nossa ideia é aumentar o número de produtores rurais e, consequentemente, aumentar o número de frutas, legumes, hortaliças, molhos e produtos orgânicos nas próximas edições. E claro, quem sai ganhando é o consumidor, porque nesse espaço, ele encontra produtos vindo diretamente da agricultura familiar”, comenta a presidente da Ceasa, Bianca Piedade.

Saúde - Além da comercialização de produtos da agricultura familiar, o espaço “Ceasa saúde” estará no estacionamento do prédio administrativo com degustação de sucos detox, dica de orientação nutricional, verificação de pressão e glicemia. O objetivo do Sábado Rural é incentivar a produção regional, além de trabalhar o escoamento de produção e assegurar um canal direto entre produtor e o consumidor final, eliminando a figura do atravessador e garantindo preços acessíveis à população. Serão seis edições do Sábado Rural, programação fechada até dezembro, sempre nos primeiros sábados de cada mês. As próximas edições estão marcadas para 3 de setembro, 1° de outubro, 5 de novembro e 3 de dezembro.