Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

Jornalista Iran de Souza conta os 400 anos de Belém




O jornalista Iran de Souza lança nesta quinta-feira, 8, o livro “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará”, no casarão do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, no bairro da Cidade Velha. A entrada é gratuita. O livro, com ilustrações do artista plástico e designer gráfico Sergio Bastos, foi editado pela Empíreo (SP), com 256 páginas, tem capa dura, e é dividido em 10 seções temáticas.

Foram quase dois anos de trabalho e pesquisa, onde ele traça uma espécie de linha do tempo da capital paraense, desde a fundação até os dias atuais. “É muita pretensão da minha parte, talvez, repassar 400 anos de história em pouco mais de 200 páginas. Mas alguém já disse, e eu creio nisso, que ninguém escreve nada sem alguma pretensão”, observa o autor.

As crônicas do livro ora têm um pé no ensaio histórico, ora no texto jornalístico, aqui e acolá flertam com a prosa de ficção. São híbridas mesmo, na concepção do autor, o que deu a ele a liberdade de expressar, sem receio, sentimentos e percepções próprias, isto é, de interferir subjetivamente nas narrativas que alinhavou sobre a cidade. “Eu tanto gosto de Belém, onde cresci - sou pernambucano -, como tenho críticas à cidade. Porque Belém é uma cidade simpática, atraente, sedutora e comovente que perdeu todas as chances de ser bela e de ser justa com seus próprios habitantes. Embora já tenha 400 anos, para mim Belém continua no rascunho”, comenta Iran.

O melhor de tudo no processo de produção do livro, revela o autor, foi fazer a pesquisa, as leituras, os recortes temáticos. Cerca de 200 trabalhos e fontes históricas foram consultados por ele, incluindo artigos, dissertações, teses, ensaios, relatos de viagem, relatórios de governo, volumes de poesia e prosa, além de crônicas de autores do passado como Leandro Tocantins, Eneida de Moraes, De Campos Ribeiro e Murilo Menezes. Escrever já foi mais trabalhoso. Entre fazer e refazer textos até o tratamento final, passaram-se praticamente doze meses de trabalho árduo. “Uma suadeira”, ele diz.

“Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará” foi viabilizado por meio de patrocínio da Guascor do Brasil e também tem apoio cultural da DC3 Comunicação, Sila Investments, Escola do Conhecimento, Milton Kanashiro, Dinemir Pimenta Oliveira e da própria editora Empíreo. Durante dois meses, uma campanha de financiamento coletivo na internet (crowdfunding) também levantou parte dos recursos necessários para a publicação.

Serviço:
Lançamento do Livro "Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará", de Iran de Souza, dia 8 de setembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (rua João Diogo, 254, entre o prédio do TRE e o Quartel do Corpo de Bombeiros, na Cidade Velha). Durante o lançamento, o estacionamento do TRE estará aberto aos convidados, com segurança reforçada na área. A entrada é franca.