Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

Operação Miriti fecha estabelecimentos comerciais irregulares no centro comercial de Belém

A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (23) os resultados de mais uma operação Miriti, realizada em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Belém, para o combate e prevenção ao crime na área do centro comercial e histórico da capital. Ao todo, 18 pessoas foram detidas e conduzidas para averiguação na Seccional Urbana do Comércio. No total, 13 estabelecimentos comerciais - como bares, hospedagens e casas de cômodo - foram fiscalizados, sendo que oito foram fechados por falta de licença para funcionamento. Três pessoas foram autuadas em Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) por consumo de drogas, direção não habilitada, desacato e desobediência, mas foram liberadas em seguida. Foram mais de seis horas de operação, iniciada na tarde de quinta-feira (22).

A ação policial tem o objetivo de agir preventivamente para evitar práticas criminosas, principalmente roubos e furtos, na área central de Belém, com a aproximação da festividade de Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A operação foi coordenada pela delegada Flávia Leal, diretora da Seccional do Comércio, e reuniu policiais da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), coordenados pela delegada Alessandra Jorge; policiais militares da 1ª Aisp - Área Integrada de Segurança Pública, sob comando do capitão Alan Sullivam, e guardas municipais, sob comando do inspetor Dimitri Figueiredo.

A operação foi precedida de uma reunião, às 15h, na Delegacia Geral, de onde os agentes se deslocaram para o bairro da Campina. A Guarda Municipal montou barreiras de fiscalização no trânsito em diversas ruas, para abordagem de condutores de carros e motos. Dezenas de pessoas em situação de rua foram revistadas e estabelecimentos fiscalizados para checagem de alvará de funcionamento. Durante as abordagens, os agentes constataram em alguns locais evidências de consumo de drogas, como cachimbos para uso de "crack", e também encontraram diversos produtos, muitos deles ainda dentro das embalagens, possivelmente furtados de lojas.

Todos os suspeitos foram colocados em um ônibus da Guarda Municipal e apresentados na Seccional do Comércio para averiguação. Uma das pessoas foi flagrada usando drogas e conduzida para responder por consumo de entorpecentes. Uma segunda pessoa foi abordada em uma barreira de fiscalização de trânsito conduzindo veóiculo sem carteira de habitação e foi apresentada na Seccional por direção não habilitada e desacato aos agentes.

O proprietário de um bar que funcionava sem licença, e que já havia sido notificado em outra ocasião de que só poderia reabrir o estabelecimento mediante alvará, também foi conduzido à autoridade policial. A operação vai continuar em todo centro comercial e histórico de Belém, como forma de prevenir ações criminosas durante a quadra nazarena, quando o número de turistas e pessoas que circulam na área aumenta significativamente.

* Colaboração Ascom/PC