Tocha Paralímpica chega ao Pará


Tocha Paralímpica - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil - Fotos Públicas

Belém recebe nesta sexta-feira, 2 de novembro, a tocha dos Jogos Paralímpicos. A capital paraense será uma das cinco cidades brasileiras a receber o evento. O percurso iniciou em Brasília, na quinta 1º, e então seguiu para a capital paraense, depois vai para Natal, São Paulo e Joinville. Em seguida, a chama será enviada para o Rio de Janeiro, onde serão realizados os jogos a partir do dia 7 de setembro. Cerca de 50 condutores participam do revezamento num percurso de 10km. Dez condutores foram indicados pelo Governo do Estado e prefeitura e os demais, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinadores do evento. Haverá cinco paradas, em órgãos representativos na inserção social das pessoas com deficiência. Nesses lugares, ocorrerão apresentações esportivas e culturais.

A chegada em Belém está prevista para às 10h30, no aeroporto de Val de Cans, seguindo para o Pro Paz localizado no bairro da Sacramenta, e a partir daí, em visitações ao Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação (Saber), Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e Ginásio Altino Pimenta, onde terá inicio o revezamento.

A segunda etapa da passagem da tocha por Belém será o revezamento, que começa na Praça Batista Campos, seguindo para a Praça das Bandeiras, Palácio Antônio Lemos, Complexo Feliz Luzitânia, 4º Distrito Naval e, por fim, o Portal da Amazônia, onde será realizada a cerimônia de celebração e acendimento da pira paralímpica.

Abertura

A cerimônia de abertura iniciará no Pro Paz, no bairro da Sacramenta, com o acendimento da chama paralímpica e a leitura da mensagem olímpica, que será feita pela atleta Dayane Espíndola dos Santos. A mensagem será transmitida ao vivo pela internet, um dos diferenciais desta edição se comparada ao revezamento das Olimpíadas. Logo em seguida, a programação seguirá com a Flame Visit, que são as visitas realizadas nas cinco instituições selecionadas.

Uma delas é o Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação (Saber), primeira instituição a receber a visita da tocha. Depois passa pelo Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e Ginásio Altino Pimenta, onde terá início o revezamento. O percurso seguirá até o Complexo Feliz Lusitânia, sendo realizado por 43 condutores, com chegada prevista para as 17h no palco montado na Praça Frei Caetano Brandão.

Dois paraatletas apoiados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) vão participar do revezamento da: Elielson de Jesus Silva e Lucilene da Silva Souza. Eles irão se integrar ao grupo de 50 condutores que irão participar do revezamento.

Para garantir a segurança dos atletas e do público, a Guarda Municipal contará com 65 homens e haverá o reforço dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (7); Exército Brasileiro (286); Polícia Militar (174); Corpo de Bombeiros Militar (05); Polícia Civil (05), e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (4). No total, serão 586 pessoas garantindo a segurança durante todo o evento olímpico. Para o ordenamento e organização do trânsito, a Semob disponibilizará 20 agentes de trânsito, dez motocicletas e duas viaturas, que ficarão responsáveis por organizar o trânsito durante o percurso com o apoio de mais 20 agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 285 atletas representarão o Brasil nos jogos Rio 2016, disputando medalhas em mais de 20 modalidades esportivas. Cada cidade será representada por um tema, e o escolhido para Belém foi "determinação". A tocha é um atrativo à parte. Com relevos sinuosos, de forma a representar os altos e baixos que cada atleta paralímpico enfrenta na vida, a textura quadrangular faz referência aos quatro valores Paralímpicos: coragem, determinação, inspiração e igualdade, que também estão impressos em Braille.



Roteiro Belém - Tocha Paralímpica

Dia: 02 de setembro de 2016
Local: Polo Pro Paz Sacramenta / Praça Doroty Stang

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA / ESPORTIVA
10h20 – Teatro/Circo
10h25 – Apresentação da Roda de Capoeira
10h30 – Apresentação de Ballet Clássico
10h35 – Demonstração de Jiu Jitsu
10h40 – Apresentação Hip Hop
10h45 – Apresentação de Dança de Salão
10h50 – Dança Contemporânea
10h55 – Percussão
11h – Chegada da Tocha Paralímpica no Polo Pro Paz Sacramenta onde acontecerá à “Cerimônia Oficial” do Comitê Paralímpico Internacional.
11h30h – Saída da Tocha Paralímpica do Polo Pro Paz Sacramenta com a realização de  uma apoteose com a palavra “Determinação” com a participação de todos os grupos artísticos presentes, assim como a formação de um “corredor humano” com os alunos dos Polos Pro Paz/PPB.

Paradas

Os primeiros pontos que a tocha irá visitar são: Polo do Pro Paz Sacramenta, às 11h; Serviço de Atendimento em Reabilitação (Saber) na Travessa Pirajá, às 11h56; Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) na Almirante Barroso, às 12h33; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae) localizada no Umarizal, às 13h15; Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) também situado no bairro do Umarizal, às 13h37 e finalizando no ginásio Altino Pimenta, às 14h08.

No segundo momento do revezamento, o objeto símbolo dos jogos percorrerá 10,5 km nas seguintes ruas: Avenida Visconde de Souza Franco (Doca); Boaventura da Silva; Generalíssimo Deodoro; Braz de Aguiar; Serzedelo Corrêa; Rua dos Tamoios (onde seguirá pela contramão da via); Travessa Padre Eutíquio; Rua João Diogo; Coronel Fontoura e Praça D. Pedro II, finalizando no Complexo Feliz Lusitânia.