Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

Carlos Gomes inaugura Fonoteca 'Silvério Maia' com acervo musical doado por médico Heber Monção

A Fundação Carlos Gomes (FCG) inaugura nesta quinta-feira (20), às 17h30, a Fonoteca "Prof. Silvério Maia", com o acervo musical "Dr. Heber Monção", um conjunto de CDs que foram doados pela viúva do médico ao Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). No total, foram destinados ao instituto mais de 800 mídias de música erudita da coleção pessoal do médico. Na ocasião, a família do Dr. Heber Moução participará da homenagem. Ao final, os convidados assistirão a uma apresentação artística do pianista Paulo José Campos de Melo dentro da programação do 32° Festival de Música Brasileira, que está sendo realizado na sala Ettore Bosio até o dia 22 deste mês. O acervo da fonoteca, contendo discos de vinil, CDs e partituras de óperas, está abrigado na sala Enid Rebello, no prédio central do Instituto Carlos Gomes. A Fonoteca leva o nome do maestro Silvério Maia, em homenagem ao músico e professor que foi um dos grandes nomes da educação musical no Pará, falecido em 2015.

Luís Silvério de Oliveira Maia nasceu em Belém em 26 de junho de 1935. Foi interno do Seminário Arquidiocesano de Belém, onde estudou teoria musical. Foi aluno do Conservatório Carlos Gomes quando este ainda era Conservatório de Belas Artes do Pará. Estudou Teologia na PUC de São Paulo. De volta a Belém dirigiu o Madrigal da UFPA. Em 1969, graduou-se em Composição e Regência na Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA. Em 1977, recebu o título de maestro e retornou ao Pará, assumindo a direção da Orquestra da UFPA. Silvério Maia faleceu em 14 de março de 2015 em João Pessoa, na Paraíba, onde estava residindo. O maestro lecionou nas principais instituições musicais do Pará. Foi professor do Bacharelado em Música do IECG, da Escola de Música da UFPA e também da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Heber Monção

O médico nasceu em 5 de maio de 1925 na cidade de São Paulo. Poucos anos depois, sua família retornou para Belém, onde fixou residência. Em 8 de dezembro de 1949, ele recebeu o diploma de médico pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará. Fez pós-graduação na Faculdade de Higiene de São Paulo e, tendo se decidido ser pediatra, especializou-se no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, no Rio de Janeiro. Foi, durante muitos anos, médico da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e professor assistente da cadeira de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará.

Serviço:
Inauguração Fonoteca "Prof. Silvério Maia" com acervo musical "Dr. Heber Monção"
Data: 20 de outubro de 2016
Hora: 17h30
Local: andar superior do prédio central do Instituto Estadual Carlos Gomes (Av Gentil Bittencourt, 977)