Celpa tem plano de ação para o Círio 2016

 A Celpa está com um plano de ação diferenciado para que as festividades do Círio 2016 ocorram sem contratempos, no que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica. O intuito do trabalho é garantir a continuidade do serviço com um fornecimento de energia elétrica firme e de qualidade, e que situações emergenciais sejam solucionadas no menor tempo possível. Essas atividades ainda utilizarão tecnologia remota e contribuirão para a segurança dos romeiros. No total, a concessionária disponibilizará mais de 20 equipes de prontidão em pontos estratégicos das romarias para resolver qualquer imprevisto.

Para dar mais agilidade e comodidade aos procedimentos, em casos de ocorrências urgentes, a concessionária também montou um esquema de atendimento remoto no corredor principal da procissão, na Avenida Nazaré. A tecnologia e os equipamentos utilizados nesse tipo de trabalho possibilitam que as ações de manutenção sejam realizadas de dentro da Central de Operações da Celpa, sem a necessidade de um carro e equipe alocados na área da romaria. A medida facilitará o fluxo de pessoas na via do cortejo.

A exemplo do ano passado, as operações para a festa de Nazaré iniciarão na sexta-feira, dia 07, com o evento do Auto do Círio, no bairro da Cidade Velha. Na ocasião, será disponibilizada uma equipe de plantão durante a apresentação artística. Já para os dias das procissões principais, o sábado de trasladação e o domingo da grande romaria, serão cerca de 15 equipes exclusivas de manutenção trabalhando em esquema de plantão em todos os trajetos por onde a Imagem Peregrina passará.

Segundo o Gerente da área de Manutenção da Celpa, Kleber Barros, o trabalho envolve várias áreas da empresa e cuidará para que tudo ocorra sem nenhum imprevisto. “Nós teremos equipes de sobreaviso nas subestações que atendem os bairros por onde passam as procissões além de operadores específicos atuando em nossa central de operações.  Como o Círio é a maior festa do povo paraense, esperamos o melhor resultado possível de toda essa ação, com muita segurança e comodidade para o romeiro”, avalia Kleber.

TRABALHO PRÉVIO - Com o intuito de reforçar o plano, durante os meses que antecederam a festa, a Celpa realizou manutenção preventiva na rede elétrica nos trechos onde ocorrerão as 11 procissões do Círio. Destacam-se as ações de poda das árvores próximas a rede elétrica, a manutenção geral dos alimentadores, e a realização de testes nos equipamentos utilizados para os trabalhos.

Durante os 15 dias de festa, a concessionária também fará fiscalizações para evitar ligações irregulares no comércio informal. Serão disponibilizadas várias equipes para garantir a segurança dos fiéis. “Ligações feitas à revelia podem causar acidentes graves. Além de suspender o fornecimento desse tipo de ligação, vamos checar se os equipamentos declarados pelos clientes realmente condizem com os que estão no estabelecimento. Declarar uma carga mínima e utilizar uma carga maior pode causar vários transtornos”, explica executivo de Recuperação de Energia da Celpa, Pabllo Barbosa.