Semob orienta romeiros sobre o trânsito de Belém

Nos dias que antecedem o Círio de Nazaré, a capital paraense recebe milhares de pessoas que vêm a pé para Belém pagar promessas por graças alcançadas e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), pelo terceiro ano, vem realizando a orientação e assistência aos romeiros em pontos estratégicos na entrada da cidade. As ações de recepção aos visitantes são feitas em parceria com o colégio Bom Pastor e incluem distribuição de água, assistência médica aos romeiros e, principalmente, auxílio no trânsito para evitar acidentes. As equipes atendem desde o km 04 da BR-316, com voluntarias que acolhem os romeiros.

Há quatros anos realizando a promessa de vir andando de Ananindeua para Belém com mais dois amigos, o agente prisional Fabio Lima, sabe do risco de fazer a jornada no meio do trânsito da capital. “É uma conscientização válida para fazermos essa caminhada com consciência e responsabilidade. Há dois anos fazemos o trajeto pelo BRT com a ajuda dos agentes de trânsito”, relata. “Muitas pessoas vêm de vários outros municípios e não estão habituadas com o trânsito daqui. Por um descuido, um acidente pode acabar ocorrendo, então é essencial o trabalho de orientação”, destaca Fábio.

“Além das fiscalizações, nossas equipes trabalham a educação no trânsito, principalmente nessa época do ano, que a cidade concentra um número maior de pessoas. Trabalhamos para que todos possam participar deste grande evento com segurança”, aponta Manoel Pinheiro, técnico de segurança e educação da Semob, que coordena as ações. De acordo com o coordenador, nesta sexta-feira, 07 e no sábado, 08, haverá mais uma equipe com cinco agentes, próxima ao estacionamento do Parque de Exposições no Entroncamento no serviço de orientação.