Processos seletivos especiais: inscrições encerram na quarta-feira de cinzas



A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) alerta aos candidatos que pretendem pleitear uma das 54 vagas no Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e das outras 54 vagas do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) que as inscrições para os referidos processos encerram-se na próxima quarta-feira de cinzas, 1 de março. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas exclusivamente via internet. Mais informações no site: www.ufopa.edu.br/academico/processo-seletivo-especial.

De acordo com último levantamento, até agora, 253 candidatos inscreveram-se no PSEI. Já no PSEQ, são 63 inscritos.

Processo Seletivo Especial Indígena  – No período de 2 a 10 de março, após efetuarem as inscrições pelo site, os candidatos indígenas devem comparecer à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) para homologar suas inscrições, munidos da documentação exigida. Eles poderão ser representados por terceiros, desde que designados por uma procuração simples.

Processo Seletivo Especial Quilombola – O processo de inscrição do PSEQ será feito totalmente via Internet, até o próximo dia 1 de março. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico e assinalar o item de declaração de autorreconhecimento. Também deverão anexar a declaração de pertencimento, de acordo com as indicações do edital: se o candidato for de Santarém, a declaração de pertencimento deverá ser emitida e assinada pelo presidente da comunidade quilombola e pela Federação Quilombola de Santarém; se for de outro município, a declaração deverá ser assinada apenas pela autoridade de associação local.

O candidato irá selecionar, obrigatoriamente, a primeira opção de curso e, se desejar, outras três opções dentre os cursos listados no edital. Caso não seja aprovado em sua primeira opção de curso, concorrerá às vagas não preenchidas, se houver, dos outros cursos que indicou. Se indicar apenas uma opção, não concorrerá às vagas remanescentes.

Quem não pode concorrer – Aqueles que já concluíram curso superior ou estão vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) também não poderão concorrer em nenhum dos processos. Estudantes matriculados da Ufopa que ingressaram pelo PSEQ em outros anos também não poderão se inscrever pelo edital PSEQ 2017, somente pelo PSR 2017.

Acompanhe as publicações 2017 - Após as inscrições, é preciso estar atento à divulgação da lista de inscrições homologadas no dia 3 de março de 2017 e aos demais prazos estipulados no edital. A partir do dia 10 de março, já estará disponível, na área de inscrição do candidato, o cartão de confirmação de inscrição, que deverá ser apresentado, junto com documento de identificação com foto, no dia da prova. Comunicados, retificações, resultados e outros documentos serão publicados na página: www.ufopa.edu.br/academico/processo-seletivo-especial.


Comunicação/Ufopa