Igarapé-Açu recebe pela primeira vez uma seletiva dos Jeps




Os quase 40 mil habitantes do município de Igarapé-Açu, no nordeste do Pará, estão em festa. Pela primeira vez a cidade sedia uma etapa seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), que reúne 600 atletas de cinco municípios (Igarapé-Açu, Mãe do Rio, Curuçá, Ipixuna e São Francisco do Pará). A competição teve início na manhã desta quinta-feira, 25, e vai até sábado, 27.

Os jogos em Igarapé-Açu são disputados nas modalidades vôlei masculino (Categoria B, de 15 a 17 anos), futsal masculino e feminino (Categorias A, de 12 a 14 anos e B, de 15 a 17) e handebol masculino, categorias A e B, no ginásio da Escola Cônego Calado (futsal A e vôlei) e no ginásio municipal (futsal B e handebol). Nesta quinta-feira, pela manhã, foram realizados sete jogos nas modalidades futsal, vôlei e handebol. À tarde, mais cinco jogos de handebol e futsal completam a programação.

A Escola Estadual Cônego Calado, recebeu o primeiro jogo de futsal feminino, categoria A, entre Mãe do Rio, representado pela Escola Municipal Professora Cecília de Nazaré x Igarapé-Açu, com a Escola Estadual Ângelo Cesarino. A equipe da casa foi derrotada pelo time de Mãe do Rio por 2x1.

Os dois gols da escola visitante foram marcados por Tamille Fontes, 13 anos. A menina sonha em ser médica pediatra, mas tem nesses jogos uma obstinação pessoal: classificar a equipe da sua escola pela primeira vez à seletiva estadual dos jogos, que será realizada no mês de agosto, no município de Castanhal. "Ano passado ficamos em segundo lugar, mas agora não quero morrer na beira. Sonho em ajudar minha escola a alcançar esse degrau", disse a artilheira do primeiro jogo da competição.

Abertura

A abertura dos Jogos Estudantis Paraenses foi realizada na noite desta quarta-feira, 24, no Ginásio Municipal, inaugurado especialmente para receber a competição, inédita no município. "Se as Olimpíadas e a Copa do Mundo são importantes para o Brasil, esses Jeps marcam uma nova era para Igarapé-Açu. Agradeço ao governador Simão Jatene pela oportunidade, que permitiu construir esse ginásio especialmente para o evento", destacou o prefeito de Igarapé-Açu, Ronaldo Lopes.

A seletiva regional em Igarapé-Açu é a segunda dos Jeps deste ano. A primeira foi realizada em Moju, no último final de semana. "Estamos muito felizes em trazer pela primeira vez essa seletiva para Igarapé-Açu. Através dela, contamos com a inauguração do ginásio e vamos deixar um legado para o município, incentivando a prática do esporte entre as crianças e jovens", destacou o coordenador dos jogos regionais, Gilson Pereira.


Os Jogos Estudantis Paraenses são coordenados pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Secom, realiza oficinas de texto, fotografia e audiovisual abertas à comunidade. Assim, os Jeps se tornam um exercício pleno de cidadania, integração e aprendizado, dentro e fora das quadras.