Hospital Galileu renova certificado de prevenção de lesões de pele





Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) conquistou a certificação em Prevenção de Lesões de Pele do programa Soluções Integradas para Saúde - 3M. O selo reconhece as práticas adotadas pela unidade com foco na prevenção de lesões e manutenção da integridade da pele dos usuários internados.

Dentre as ações previstas na certificação destacam-se o uso de produtos de ponta para a prevenção de dermatites associada à incontinência (DAI), em pacientes que utilizam fraldas, bem como a hidratação de peles sensíveis sujeitas às agressões causadas pelo processo de doença. Essas e outras medidas contribuem para evitar o surgimento de lesões por pressão, conhecidas como escaras, que, além de causarem dor ao paciente, prolongam o período de internação e elevam os custos da assistência.

De acordo com a diretora Assistencial, Daniela Castro, o maior beneficiado com a certificação é o usuário. “Os benefícios são traduzidos no bem-estar do usuário de longa permanência, que possui riscos para lesão de pele. Para evitá-la, a unidade utiliza produtos inovadores, tudo para manter a qualidade da assistência prestada à população', afirmou a diretora. 

Compromisso

Gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Galileu é uma unidade de retaguarda, que atende casos de baixa e média complexidades.

Localizada em Belém, a instituição é referência nacional em humanização e sustentabilidade e certificada, pela Organização Nacional de Acreditação, como ONA 1 - Acreditado.

Para garantir a qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o HPEG adota protocolos e procedimentos que prezam pela segurança do paciente e melhoria contínua da assistência hospitalar.