Enxurradas, chuvas e estiagem causam transtornos para mais seis cidades de quatro estados brasileiros



A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quarta-feira (19) a situação de emergência em seis municípios brasileiros. A medida é decorrente do extenso período de estiagem na Bahia e no Espírito Santo, de chuvas intensas e enxurradas no Pará e no Rio Grande do Sul. O reconhecimento federal foi publicado no Diário Oficial da União de hoje e vai permitir que as prefeituras possam solicitar o apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas prejudicadas pelos desastres naturais. A medida tem vigência por 180 dias.

As cidades são: Canudos e Ribeira do Pombal, na Bahia; Rio Bananal, no Espírito Santo; Marapanim, no Pará, que sofre com enxurradas; Vila Nova do Sul e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.