Novo equipamento adquirido pela Santa Casa reduz tempo de permanência nas UTIs



A Santa Casa de Misericórdia do Pará será o primeiro hospital do Estado contemplado com um aparelho próprio de tomógrafo por biopedância elétrica. O equipamento, que monitora o pulmão de pacientes em tratamento intensivo, reduz o tempo de ventilação artificial e também o tempo de permanência nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), permitindo a alta médica em menor tempo. A entrega do tomógrafo será feita na tarde desta segunda-feira (31), às 17h, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo governador Simão Jatene.

A presidente da Santa Casa, Rosângela Monteiro, destaca a importância dessa aquisição para o sistema de saúde pública do Estado e para a população como um todo. “O tomógrafo por biopedância elétrica indica se há um mau posicionamento da criança no leito, apontando a mudança a ser feita. Ele pode mostrar se é necessário elevar um pouco mais o tórax ou a perna, de forma a melhorar a dinâmica da respiração, promovendo uma evolução no quadro clínico do paciente. Com isso, o tempo previsto para que ele permaneça com respiração artificial pode ser reduzido e, retirando-se com antecedência a ventilação mecânica, o pulmão do paciente evolui muito melhor", detalha.

O tomógrafo, que custou R$ 495.710 mil, é o primeiro adquirido pelo Estado. Os equipamentos similares existentes na rede de saúde estadual são alugados, como também o são muitos daqueles usados em hospitais particulares. A compra do equipamento é resultado de emenda conjunta de 34 deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa).

Reforma - Após a entrega do equipamento, o governador e o ministro da Saúde visitarão as obras de reforma do centro cirúrgico, da central de material de esterilização e do ambulatório de cirurgia geral e do fígado, concluídas recentemente e com previsão de entrega para uso dos pacientes do hospital nas próximas semanas. Os investimentos na revitalização dos três ambientes totalizam mais de R$ 500 mil.


Ambulância – Durante a solenidade, o governador também fará a entrega de uma ambulância tipo B - de suporte básico destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes. De janeiro de 2011 até janeiro de 2017 foram entregues 242 ambulâncias em todo o estado, beneficiando 117 municípios, como resultado de emendas parlamentares de deputados estaduais e do governo.