Pará mostra diferenciais do turismo e gastronomia em São Paulo





O Pará se apresentará em dose dupla a São Paulo e ao Brasil, a partir desta terça-feira, 29, até o dia 2 de setembro, em ações promocionais desenhadas para a edição especial da Feira Internacional de Turismo (Fita) 2017, que será realizada na capital paulista, com o mote “A Obra-Prima da Amazônia”.

A exemplo da mais recente pesquisa coordenada pelo Ministério do Turismo (MTur), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) aproveita os bons números e desembarca em São Paulo com uma estratégia que alia turismo e gastronomia. A culinária paraense, aliás, alcançou o topo da aprovação de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016, com 99,2% de aprovação dos entrevistados. Foram ouvidos turistas da França, Suriname, Estados Unidos, Holanda, Argentina, Alemanha, entre outros países que visitam a Amazônia, não menos fascinados com o que se come nos restaurantes, shoppings e praias do Pará.

Diante deste cenário favorável junto ao público consumidor, a Fita em São Paulo contará com a participação de chefs paulistanos que montarão, em parceria com chefs paraenses, menus especiais para o período, com produtos típicos do Pará. Nos dias 29 e 30 de agosto, a chef Mara Salles recebe no Tordesilhas o chef Saulo Simões, que juntos prepararão o menu com Mojica de Aviú, Lasca de Mapará Grelhado e Vinagrete da Floresta, Bolinho de Piracuí, Geleia de Cupuaçu e Pimenta, de entrada; Feijão de corda em vagem assado na brasa e leite de castanhas, arroz de tacacá, Piracaia e tubérculos, como prato principal e Frutas locais e Doce de Tapajós de sobremesa.

Já nos dias 30 e 31 de agosto, é a vez do chef Elton Junior receber no Dalva e Dito a chef de Belém Daniela Martins, para executarem o menu que terá como entrada pirarucu salgado com salada de feijão manteiguinha de Santarém; o prato principal será filhote temperado com tucupi preto em crosta de farinha d’agua com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo e porco com taperebá e de sobremesa Castanhada com calda de jambu.

Entre 31 de agosto a 2 de setembro, o chef Meia Noite irá cozinhar com o chef Ofir Oliveira, no restaurante Capim Santo. O menu terá tacacá, croquete de pupunha com pesto de jambu e patola de caranguejo de entrada; pato no tucupi de prato principal e sonho de tapioca com recheio de cupuaçu e Sorbet de queijo do Marajó de sobremesa. Também, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, dois restaurantes do Mercado de Pinheiros vão servir alguns pratos especiais com produtos típicos do Pará, caso da pizzaria Napoli Centrale Pizza e a Comedoria Gonzales.

O chef Saulo Simões mora em Santarém, no oeste paraense, cidade praiana banhada pelas águas de dois pujantes rios da região: o Amazonas e o Tapajós. Rios que não misturam suas águas e inspiram criações culinárias regionais, que Simões vai apresentar em São Paulo. “A gente vai fazer uma piracaia”, palavra indígena que significa peixe frito ou peixe queimado" (pirá+caia), que Saulo define como “um ato de assar o peixe, à beira do rio”, e diz que vai “tentar levar essa essência para a mesa dos paulistas para eles terem a sensação de estar à beira de um rio no Pará, comendo um peixe assado”, ressalta.

Mas não para na piracaia o que vai na bagagem gastronômica do chef santareno, que promete levar algumas entradas, “surpresas de textura diferentes de outros peixes da região, a exemplo do mapará, servido com ervas, essências da floresta, pimenta, farinha e a transformação do famoso tacacá num suculento risoto, e as sobremesas, geleias de frutas da Amazônia”, promete.

A segunda etapa do evento, dia 31 de agosto, a partir das 18h45, terá a palestra show “Porque vender o Pará: A Obra-Prima da Amazônia”, com o consultor Marcos Zanqueta, seguida de encontro comercial e rodada de negócios com cerca de 100 operadores e agentes de viagens do mercado turístico nacional. O objetivo é motivar estes grandes mercados emissores a consumir o Destino Pará e incrementar o fluxo de turistas no Estado. A noite fecha com a abertura do Festival Gastronômico e jantar temático, que será realizada no restaurante Capim Santo.

A última etapa do evento será nos dias 1 e 2 de setembro, no Mercado de Pinheiros, com rodadas de bate papo com chefs e produtores locais falando sobre a importância da gastronomia paraense, suas origens e curiosidades, além de empresas apresentando, vendendo e oferecendo a degustação de produtos típicos, como a distribuidora Combu – Produtos da Amazônia e a Empório Poitara. Abaixo, a programação completa para os dois dias:

1º de setembro (sexta Feira):

10h30: Abertura do evento com participação do secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes.
11h: Aula-palestra com degustação, com Roberto Smeraldi e Saulo Simões. Tema: As surpresas da diversidade.
14h: Aula-palestra com degustação, com Ricardo Maranhão, da Academia Brasileira de Gastronomia. Tema: A Culinária Paraense, a Mais Antiga do Brasil.
16h: Aula-palestra com degustação, com o Chef Ofir e Lúcia Torres. Tema: Sabor Selvagem da Amazônia.

2 de setembro (sábado):

11h: Aula-palestra com degustação, com Daniela Martins. Tema: Mandioca, da raiz a folha.
14h: Aula-palestra com degustação, com o professor Ricardo Frugoli. Tema: Almoço do Círio de Nazaré – O Banquete Amazônico.
16h: Aula-palestra com degustação, com Mara Salles e Paulo Machado. Tema: Como os estrangeiros veem a culinária Amazônica.