Polícia Civil realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Poluição em Belém




A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializa de Meio Ambiente (DEMA), desempenhará uma programação educativa nesta quinta-feira, 17, com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a importância de evitar os danos decorrentes da alteração do meio ambiente. O local escolhido para o evento foi o auditório da DEMA, na Rodovia Augusto Montenegro, (ao lado do Centro de Saúde da Marambaia). O evento iniciará às 8 horas da manhã e seguirá até às 16 horas. A programação contará com palestras e oficinas abertas ao público.

A ação da DEMA tem por objetivo estimular a mudança de comportamento, práticas com relação ao uso dos recursos ambientais e realizar trabalho de orientação quantos às consequências da poluição em suas diversas formas, seja ela atmosférica, hídrica, sonora, visual ou por despejo irregular de resíduos sólidos.

Segundo o investigador da Polícia Civil, Edelvan Soares, coordenador do Programa Sala Verde: Ambiente Seguro, a programação incentivará a reutilização e o consumo consciente da população. "A realização das oficinas busca estimular o reuso de materiais, o consumo consciente e, em especial, a prática da reciclagem". O Dia Mundial de Combate à Poluição é comemorado no dia 14 de agosto, a data busca alertar a população sobre os males do excesso da poluição que, atualmente, tem sido um das maiores preocupações dos centros urbanos.

Programação

08:00 horas: Abertura do evento com apresentação da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Projeto Sala Verde “Ambiente Seguro”.

09:00 horas: Palestra sobre o funcionamento da Indústria Vitória e formas de reaproveitamento de materiais.

Oficinas

FASEPA: reutilização de pneus usados em móveis e pallets

ONG No Olhar: confecção de porta trecos com materiais

EMBRAPA: como fazer compostagem caseira com resíduos orgânicos

SESI: malefícios da poluição sonora à saúde e bem estar.

Instituto Ampliar: exposição de materiais reciclados.

Batalhão de Polícia Ambiental: educação ambiental.

-- Técnicos do Ministério das Cidades visitam obras do BRT Belém