Abaetetuba recebe última Regional dos Jogos Abertos do Pará


A terra do Miriti se transforma na terra do esporte. Até domingo, mais de 600 atletas de dez municípios disputarão, na cidade de Abaetetuba, a Regional Baixo Tocantins dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), que teve a cerimônia de abertura nesta quinta-feira, 16. Esta é a última etapa antes da fase estadual, que reunirá os campeões de todas as regionais.

“É uma honra poder trazer para Abaetetuba essa Regional. O Pará é um celeiro de atletas e o Joapa dá a possibilidade de mostrarmos nossos valores, assim como integrarmos o nosso estado”, disse Cláudia Moura, que representou a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, na cerimônia.

Além de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Goianésia, Igarapé-Miri, Mãe do Rio, Moju, Tailândia e Tucuruí mandaram representantes para as disputas das seis modalidades: vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, futebol de areia e futsal.

“Nosso município tem realizado algumas atividades esportivas, mas a vinda do Joapa mostra o quanto é importante essa interligação das cidades. Graças à secretária Renilce Nicodemos e à deputada estadual Cilene Couto estamos realizando essa grande festa para o nosso povo”, disse o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, também conhecido na cidade como “Chita”.

Ao todo, os atletas terão três dias de competição em vários lugares da cidade, como a Escola Estadual Professor Leonardo Negrão (basquete), o ginásio esportivo Hildo Tavares Carvalho (futsal), o Centro de Paz Salvo D’Aquisto (handebol), a Escola São Francisco Xavier (vôlei), a arena do Centro de Paz Salvo D’Aquisto (futebol de areia) e o auditório da Secretaria de Cultura (Tênis de Mesa).

“Nossa equipe está preparada e espera ajudar os atletas a fazerem uma grande etapa. Verificamos as quadras e estão em condições aceitáveis para a prática esportiva. Não temos dúvidas de que será um grande evento”, disse João Pereira da Silva Carmo, coordenador do evento da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A décima edição dos Jogos Abertos do Pará já passou por Portel, Soure, Oriximiná e Mãe do Rio, reunindo cerca de três mil atletas, buscando promover o desenvolvimento técnico do esporte, a integração entre os 144 municípios do Pará e o fortalecimento da cidadania por meio da prática esportiva.