Jovem Senadora paraense é aluna de Igarapé-Açu


A representante paraense no projeto “Jovem Senador” deste ano será a estudante Gabriela da Silva Nascimento, de 17 anos, aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Cônego Calado”, do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. Para participar do programa, que acontece em Brasília, neste mês de novembro, as escolas da rede pública estadual precisaram inscrever seus alunos ao 10º Concurso de Redação do Senado Federal, cujo tema foi: “Brasil plural: para falar de intolerância”. Foram selecionados 27 alunos, um de cada unidade da Federação. O título da redação de Gabriela foi “Diversas raízes”.

Segundo a professora de Língua Portuguesa da Escola e orientadora da estudante paraense, Fernanda Silva, a Escola Estadual “Cônego Calado” está sempre envolvida com projetos que estimulem a produção escrita, tanto que já teve alunos em etapas finais da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e, agora, no “Jovem Senador”. “Graças ao trabalho desenvolvido, temos conseguido que muitos alunos se destaquem em nível nacional, como é o caso da Gabriela. O mais importante é que todos alcancem a aprendizagem, que é nosso objetivo primordial”, explicou a educadora.

De acordo com Fernanda, o trabalho na escola é pautado em dois fatores primordiais: a troca entre os professores, que se ajudam, dialogam e firmam parcerias, e o incentivo ao debate, à capacidade crítica dos estudantes. “Fazemos questão de que os nossos alunos falem, debatam sobre os temas, pois isso os ajuda muito”, detalhou.

A estudante Gabriela que nasceu em Belém e mora em Igarapé-Açu com os avós, se disse surpresa com o resultado, embora reconheça o gosto pela escrita e, principalmente, pelo exercício da crítica. “No meu texto, eu fiz uma grande crítica a todos os tipos de intolerância, pois sou assim, estou sempre analisando e criticando as coisas ao meu redor”, contou a jovem, que pretende fazer vestibular para o curso de Direito.

Gabriela não conhece Brasília e está ansiosa pela nova experiência. “Parece que a minha ficha ainda não caiu, mas estou muito feliz, junto com a minha família toda, que também está muito orgulhosa”, frisou.  A professora Fernanda e Gabriela receberam uma homenagem especial da Escola Estadual “Cônego Calado" nesta quinta-feira (5), pelo feito alcançado.

Jovem Senador - Neste ano, o programa “Jovem Senador” mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no Ensino Médio em escolas públicas estaduais em todo o país, na faixa até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 27/11 a 02/12 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem, e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.