Núcleo de Ciências Agrária debate a participação pública, privada e comunitária no desenvolvimento rural



O Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA promove a palestra “Participação pública, privada e comunitária (PPC) como método de desenvolvimento local”, nesta segunda-feira, 13, às 9h, no Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). A palestra será ministrada pelo professor Sebastião Sibá Machado Oliveira, secretário de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) do Acre. No evento, serão debatidas parcerias e projetos de desenvolvimento rural, tendo o PCC como método.

Objetivo - Junto de representantes do Estado (público), do setor empresarial (privado) e de pequenos produtores (comunitário), a palestra visa discutir uma modelagem de desenvolvimento local, com a construção de parcerias para a implementação de novos modelos de crescimento rural. Segundo o organizador do evento, professor Flávio Barros, coordenador do NCADR, essa experiência foi implantada com sucesso nos segmentos de peixe, frango, suíno e castanha, no Estado do Acre.

Importância - Voltado para dirigentes de cooperativas, associações, gestores públicos, empresários, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes da área do Desenvolvimento Rural, as parcerias geradas no evento podem beneficiar a todos. “É possível construir um modelo de desenvolvimento que rompe com o "grande projeto" e foca naquilo que a região ou o município têm de mais importante como vocação e precisa de ação compartilhada para poder alavancar. Pode ser um polo de fruticultura, de biocosméticos, de biojoias, de apicultura, de avicultura, piscicultura, de artesanato etc.”, explica o professor.

Sibá Machado é mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

Serviço:
Palestra “Participação pública, privada e comunitária (PPC) como método de desenvolvimento local”
Data: 13 de novembro de 2017
Hora: 9h
Local: Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) – Campus Guamá
Mais informações pelos números (91) 3201-7913 e 99993-5305

Texto: Alice Palmeira -Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação