Casa das Artes realiza em dezembro duas oficinas de desenho



Até o próximo dia 22 de dezembro, a Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, promove as oficinas de “Desenho à Escultura” e “Desenho de Figura Humana”. As inscrições podem ser feitas de forma presencial, mediante pagamento da taxa de R$ 20,00.

A oficina de “Desenho de Figura Humana: Lápis, Carvão e Nanquim” é realizada no período de 4 a 18 de dezembro, das 09 às 12 h, com o instrutor Elton Galdino. Com aulas dinâmicas, compostas por práticas de desenhos e recursos como projeção, modelo vivo e bate-papo com artistas, a oficina analisa os caminhos possíveis da figura humana no desenho figurativo, desde os clássicos até os estilos contemporâneos.

Segundo o coordenador de Artes Plásticas e Audiovisual da FCP, Cristiano Amorim, as técnicas do desenho são variadas. “Existem muitas formas possíveis no campo das artes, mas o encanto dos rabiscos em lápis, carvão e nanquim possibilitam o objeto ter características peculiares do artista”, disse o coordenador.  

Vivência - A oficina de “Desenho à Escultura”, ministrada pelo instrutor Raimundo Júnior, será realizada de 11 a 22 de dezembro, das 16 às 18 h. Para desenvolver mecanismos que possibilitem uma maior vivência na manipulação de materiais na criação de esculturas em papel e materiais alternativos, os alunos serão estimulados por meio de práticas do desenho a partir de suas próprias observações e referências.

O coordenador informou que a oficina tem o objetivo de aprimorar o conhecimento em relação às técnicas de desenho e esculturas. “Essas duas técnicas são primordiais para quem pretende adentrar no mundo das artes. O conhecimento do bidimensional e do tridimensional facilita o aprimoramento do aluno”, comentou Cristiano Amorim. (Colaboração de Victor Barra).


Serviço: Oficinas de “Desenho de Figura Humana” e “Desenho à Escultura”. De 4 a 22 de dezembro, na Casa das Artes (ao lado da Basílica Santuário de Nazaré). Taxa de inscrição: R$ 20,00.