Famílias que trabalham com o cultivo de ostras serão beneficiadas





Mais de 80 famílias que trabalham com o cultivo de ostras na região nordeste do estado foram beneficiadas com a Portaria nº 3036, de 01/08/2017 da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará – Adepará, que regulamenta a atividade de Técnico de Identidade e Qualidade para a Produção de Carne de Moluscos Bivalves Congelada e Ostras Vivas. O documento atende às exigências da lei 7.565, de outubro de 2009, que trata da produção de produtos artesanais de origem animal e vegetal, exigindo critérios próprios para cada produto. A entrega oficial da Portaria aos ostreicultores será próximo dia 6 de dezembro, no 8º Encontro de Ostreicultura do Estado do Pará, que será realizado a partir das 14h, no Bella Cittá, em Belém.

A portaria é resultado de um trabalho iniciado em abril de 2016, quando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará e Adepará iniciaram as discussões sobre a viabilidade da regulamentação.

O Sebrae trabalha o projeto desde 2001 e, a partir de 2009, as atividades se deram de maneira mais organizada, com ações voltadas para a profissionalização dos ostreicultores, gestão da produção e acesso a mercados, um projeto mantido há dez anos com resultados muito positivos, resultado de parceira envolvendo várias instituições.

Programação

14h – Abertura
14h30 – Talk Show
               Jaime Barcelos – Restaurante Ostradamus (SC)
               Leonardo Costa – Restaurante Freguesia (SC)
               Carlos Malalicheschi – Restaurante Verde Mar (Salinas- PA)
16h15 – Entrega da Portaria - Regulamentação – às Associações (Adepará)
              Entrega da Autorização Direta do Cultivo à AGROMAR - Nova Olinda        (ICMBIO)
16h45 – Menu Degustação com o chef Satori – Restaurante Sushi Ro
•          Ostra Papa Chibé
•          Ostra Marajoara
•          Ostra Tropical
18h15 – Premiação Ostra de Ouro, Prata e Bronze. Premiação dos ostreicultores - -   Relação à Produção, Gestão e Comercialização
18h35 – Encerramento