Aclamado filme “Com amor, Vincent” estreia no Cine Líbero Luxardo



“Com amor, Vincent” estreia nesta quinta-feira, dia 11, nas sessões regulares do Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP). A obra é um marco do cinema por ser o primeiro longa-metragem feito inteiramente com pinturas a óleo. O longa tem direção de Dorota Kobiela e Hugh Weichman.

Vincent Van Gogh foi um dos mais notáveis pintores impressionistas do século 18. Faz parte do punhado de artistas que só obteve reconhecimento artístico após sua morte. É neste contexto que o enredo conta, em tom de investigação, o período após o suposto suicídio do artista.

Primeiramente foram realizadas as filmagens com atores reais, em seguida mais de 100 artistas começaram a pintar cada frame individual do longa. Para cada segundo de filme foram necessários 12 pinturas, totalizando mais de 55 mil pinturas para completar a obra. Este processo durou seis anos e custou milhões de dólares, a maior parte custeada pelo governo polonês e uma campanha de arrecadação de fundos on-line.

O empenho foi reconhecido, tanto pelo público quanto pela crítica, resultando em várias premiações. Como de Melhor Animação (Festival Internacional de Filmes de Shanghai) e Melhor Filme Internacional de Ficção (41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo).

Serviço:
Estreia do filme “Com amor, Vincent”
Direção: Dorota Kobiela, Hugh Weichman
Data: De 11* a 14/01 e 17/01| 20h
De 18 a 21/01 e 24/01| 18h
*Dia 11/01 | 20h – Projeto Plateia: Entrada franca para estudantes
Ingressos: Inteira: R$12,00
Meia: R$6,00

*Colaboração: Agilson Lobato