Dia 11: Data marca a conscientização sobre a poluição causada por agrotóxicos



No dia 11 de janeiro é comemorado o Dia de Controle da poluição por Agrotóxicos em todo o Brasil. A data visa conscientizar os consumidores e produtores sobre os riscos causados pelo uso desses produtos, além de alertar sobre os impactos causados no meio ambiente e na saúde das pessoas. Os agrotóxicos são produtos químicos utilizados em diversas atividades e ambientes, como a lavoura, a pecuária e os ambientes domésticos. Eles estão presentes nos inseticidas, fungicidas, vermífugos, produtos para limpeza, etc.

De acordo com o coordenador do curso de Gestão Ambiental da Faculdade UNINASSAU Belém, professor Álvaro Pinto, o Brasil é um dos primeiros colocados no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. “Até pouco tempo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), várias doenças como câncer, doenças respiratórias, neurológicas e más formações congênitas eram tidas como doenças de ‘causas desconhecidas’, entretanto, na área da saúde ambiental, que pesquisam os impactos do meio ambiente na saúde humana, classificam os agrotóxicos como fator de grande importância no processo de ocasionamento dessas doenças”, explica.

Dentre as questões mais preocupantes para o especialista está a saúde dos trabalhadores que aplicam o agrotóxico. “Os riscos variam de acordo com o tempo e a dose da exposição a diferentes produtos. Os trabalhadores podem apresentar desde intoxicações, dores de cabeça, alergias, náuseas e vômitos até quadros clínicos mais sérios como infertilidade masculina e doenças neurológicas”, afirma. Segundo Álvaro Pinto, o uso abundante de venenos agrícolas implica em graus rigorosos de poluição ambiental e intoxicação humana, pois a grande maioria dos agricultores e aplicadores desconhece os riscos a que se expõem e, consequentemente, descumprem as normas básicas de saúde e segurança.