Estudo revela que uso de anticoncepcionais aumenta o risco de câncer de mama

Mastologista Fábio Botelho - Foto: Divulgação

Mulheres que usam anticoncepcionais tem mais um bom motivo para consultar um médico e avaliar os riscos relativos e benefícios desse tipo de medicamento. Um estudo dinamarquês, divulgado em dezembro de 2017 pelo New England Journal Of Medicine, mostrou que mulheres que fazem uso de contraceptivos hormonais possuem 20% mais chances de desenvolverem câncer de mama.

Segundo o relatório publicado em 2015 pelo Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Tendências do Uso de Métodos Anticoncepcionais no Mundo, 64% das mulheres em um relacionamento estável usam métodos anticoncepcionais para não engravidar. No Brasil, as mulheres que usam algum tipo de método contraceptivo chegaram a 79% em 2015, contra cerca de 51% em 1970.

Mas o estudo não avalia outros efeitos, destaca o mastologista Fábio Botelho. “O anticoncepcional reduz o risco de outros tipos de câncer, como o de ovário, de endométrio e o colorretal”, lembra ele. O especialista orienta as mulheres a avaliar junto com seu médico os riscos e benefícios, antes de suspender o uso de contraceptivos hormonais. “Isso porque o aumento de risco é relativo, dependendo da idade e do tempo de uso”, explica Botelho

Esta também é a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, diante dos dados revelados pela pesquisa. O estudo revela que o risco de câncer de mama é maior para as usuárias de anticoncepcionais em relação àquelas que nunca recorreram ao medicamento, e o risco cresce na medida em que aumenta o tempo de uso, tanto para as mulheres que usam atualmente, quanto para as que utilizaram no passado.

A pesquisa foi realizada com 1,8 milhão de mulheres da Dinamarca, na faixa etária entre 15 e 49 anos, que não tinham tido câncer. A partir do registro nacional, os pesquisadores obtiveram dados individualizados a respeito do uso de anticoncepcionais orais, diagnóstico de câncer de mama e fatores que pudessem confundir as informações. As pacientes foram acompanhadas por um tempo médio de 10 anos e foram identificados 11.517 casos de câncer de mama. Houve um caso a mais de câncer do que o esperado para cada 7.690 usuárias de anticoncepcionais hormonais.

Quando os dados foram comparados com os de mulheres que nunca usaram anticoncepcionais, o risco relativo de ter câncer de mama foi 20% superior em relação às não usuárias. O risco foi 9% superior a partir de um ano de uso e até 38% superior a partir de 10 anos. Isto significa, por exemplo, que se a chance de ter câncer de mama até os 50 anos é de 2%, para quem usou o medicamento por um ano o risco foi de 2,2%. E para quem usou por mais de 10 anos o risco foi de 2,76%. Não houve algum tipo de anticoncepcional que não tenha tido relação com aumento de risco, inclusive os DIUs com progesterona.

Fábio Botelho explica que o estudo não avaliou o impacto na mortalidade geral por câncer. “Sabemos que mulheres que usam anticoncepcionais são mais bem acompanhadas em relação as que não usam. Talvez, quando a avaliação de mortalidade por câncer for analisada, o risco de morrer por esta doença em geral possa ser inclusive menor”, avalia o mastologista.