Novos estudantes podem matricular a partir desta quinta-feira



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou, nesta quarta-feira, 10, o período de confirmação de matrículas dos alunos novos que desejam ingressar na rede estadual de ensino. Primeiramente, no período de 6 de novembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018, a Seduc realizou a pré-matrícula desses novos alunos por meio do portal da Secretaria e de uma central telefônica.

Foram, ao todo, 55,8 mil pré-matrículas. Agora, entre a última segunda-feira, 8, e o dia de hoje, os responsáveis por esses alunos precisaram ir até as escolas escolhidas para efetivar a matrícula. Nesta quinta, 11, e sexta, 12, aqueles alunos novos que não realizaram a pré-matrícula ainda têm mais uma chance de buscar uma vaga diretamente nas escolas pretendidas.

“Todos os anos, a maior parte dos estudantes deixa para fazer a matrícula diretamente nas escolas, o que acontece a partir desta quinta-feira, mas é desejável que, antes de ir até a escola, o responsável acesse o site ou ligue para a central telefônica a fim de saber, de fato, em que escolas ainda temos vagas”, alerta a coordenadora de matrícula da Seduc, professora Suely Domont. “Nas escolas com vagas disponíveis, mesmo após a sexta-feira, 12, nós estaremos ainda fazendo matrículas, até porque o ano letivo das escolas da rede pública estadual começa em 5 de fevereiro”, completa.

A confirmação da matrícula estava sendo feita com apresentação da documentação exigida pela Seduc pelos responsáveis dos alunos. Na Escola Estadual Ulysses Guimarães, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, o último dia de confirmação de matrículas foi movimentado. “Organizamos o atendimento de modo que os pais pudessem ser acomodados desde cedo”, explicou a diretora da escola, professora Ângela Silva.

Segundo a diretora, a unidade que se tornou uma escola de Tempo Integral no ano passado, terá, em 2018, doze turmas, com um total de 480 alunos. Serão alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido até aqui, a aceitação foi muito boa, pois estamos ajudando os nossos alunos a ter uma visão de mundo melhor, através do desenvolvimento de valores como a solidariedade, o respeito e a gentileza, e a grande prova disso é a grande procura de novos alunos”, ressalta.

A cobradora de ônibus Berenice Lucas foi uma das mães que buscaram vagas na Ulysses Guimarães. O filho dela estudava na rede privada de ensino, mas, por falta de condições financeiras, agora, será transferido para a rede pública estadual. “Fizemos uma pesquisa e constatamos que esta é uma das melhores escolas de Belém, mesmo sendo pública. Então, decidimos trazê-lo pra cá. Ele está empolgado e ao mesmo tempo nervoso, por saber que agora vai estudar em Tempo Integral, mas temos certeza de que tudo vai sair da melhor maneira possível”, conta.

A mesma situação vivencia a comerciária Elcimar Costa, que está transferindo a filha Evelyn Silva, de 14 anos, da rede privada para a rede pública de ensino. A estudante também vai cursar o primeiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral na Ulysses Guimarães. “Tenho certeza de que tudo vai ser uma questão de adaptação, inclusive o fato de passar o dia inteiro na escola, o que é muito melhor do que estudar um único período”, acredita a mãe. “Tenho uma prima que estuda aqui e ela sempre me falava algumas coisas sobre a escola. Espero que as aulas sejam boas e que eu consiga entender bem os conteúdos”, disse a jovem.


Já preocupado com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o jovem Marcelo Cavalcante, de 16 anos, foi procurar uma vaga na escola Ulysses Guimarães. “Decidi vir pra cá porque tenho amigos que estudam na escola e me indicaram, dizendo ser uma escola muito boa, estou confiante”, explicou o adolescente.