Prefeitura de Belém festeja os 402 da cidade com extensa programação

Tradicional bolo para comemorar os 402 anos de Belém - Foto Alessandra Serrão - COMUS/PMB

Missa, bolo, inauguração e shows farão a festa dos 402 anos de Belém, que ocorre nesta sexta-feira, 12. A tradicional comemoração pelo aniversário da capital paraense, organizada pela Prefeitura de Belém, terá início às 8h com missa solene na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha. Em seguida, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus dará um abraço de oração e gratidão por Belém, em frente ao Palácio Antônio Lemos. Na sequência, tem parabéns e corte do bolo às 9h30, no complexo do Ver-o-Peso.

Um dos momentos mais aguardados pela população, o corte do bolo é compartilhado com quem vai ao Ver-o-Peso na festa. Este ano o doce terá 20 metros de comprimento. Ele será confeccionado pela panificadora Versailles, com apoio dos moinhos Ocrim e Cruzeiro do Sul, conforme explicou o coordenador municipal de turismo, Victor Cunha, titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). “O bolo deste ano será decorado com a logomarca da Prefeitura de Belém em papel de arroz. Certamente será um dos presentes para os populares que fazem parte deste grande evento”, disse.

Para o comerciante Joenyr Oliveira, de 40 anos, e que há mais de 20 anos trabalha com uma loja de calçados em frente ao complexo do Ver-o-Peso, o corte do bolo é um momento aguardado por todos. “Antes mesmo de a gente abrir a loja já tem senhoras chegando com suas vasilhas, sacolinhas, já vi gente até com balde! Mas é legal compartilhar desse momento, principalmente por ele ser realizado no nosso principal cartão postal, e local de trabalho do dia a dia”, afirmou o comerciante, que também aproveita a oportunidade para garantir uma fatia do bolo. “Com certeza a gente aqui da loja também vai lá garantir um pedaço do bolo, afinal a gente também faz parte da festa, não é mesmo?”.

Após o corte do bolo, no Ver-o-Peso, a programação pelos festejos dos 402 anos de Belém segue com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, às 10h30. No início da tarde haverá um culto evangélico celebrado na Catedral Quadrangular e às 18h30 o prefeito Zenaldo Coutinho participará da cerimônia de entrega de Medalhas do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco em cerimônia realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

“Hoje o País está vivendo uma das piores crises econômicas e políticas, no entanto, com a seriedade e comprometimentos do prefeito Zenaldo Coutinho, nós estamos conseguindo atravessar essa turbulência, e a Prefeitura tem feito inaugurações de obras expressivas em nossa cidade, como creches, escolas, praças, mercado e unidades de saúde. Portanto, Belém e sua população merecem esse festejo pelos 402 anos”, enfatizou Victor Cunha.

Festejos - Belém é uma cidade que respira musicalidade. E como forma de valorizar os músicos locais, a PMB preparou uma programação para a noite do dia 12 com grupos genuinamente paraenses. A partir das 21h o Portal da Amazônia será palco da programação festiva, com shows de escolas de samba e guitarradas.

Para o vocalista da banda de guitarrada Marmenino, Fellipy Fernando, é satisfatório fazer parte da programação de aniversário da cidade. “A gente não vê a hora de chegar esse dia 12 de janeiro para saudar a nossa querida cidade com muita música, muito alto astral e fazer uma grande festa para a população”, afirmou. O grupo que já traz no nome um linguajar bem paraense está preparando um show especial. “No repertório, brega, cúmbia, merengue, as músicas que revelam o jeito belenense de ser. Sem dúvida a galera vai gostar bastante”.

Estão envolvidos na organização do evento a (Belemtur), a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a Ordem Pública, as secretarias municipais de Economia (Secon), Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e a Guarda Municipal (GMB).

Confira a programação completa do dia 12 de janeiro:

- Às 8h, missa solene, na Igreja da Sé.

- Às 9h30, parabéns e bolo comemorativo, no Ver-o-Peso.

- Às 10h30, inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme.

- Às 17h, culto evangélico na Catedral Quadrangular.

- Às 18h30, no Cine Olympia, dentro do projeto “Cinema e Música”, exibição do filme mudo “Luzes da Cidade”, com direção e atuação de Charles Chaplin, que terá acompanhamento ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo. Entrada gratuita.

- Às 18h30 - Solenidade de entrega das Medalhas do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

- Às 21h, Shows com artistas paraenses, no Portal da Amazônia. Participam a Escola de Samba A Grande Família, a Escola de Samba Piratas da Batucada, a Banda de Guitarrada Marmenino, Kim Marques e Banda, a Escola de Samba Xodó da Nega e a Escola de Samba Quem São Eles.