Sebastião Tapajós e convidados homenageiam Belém no Theatro da Paz



O Theatro da Paz será palco do show “Nosso Amor Por Belém - Sebastião Tapajós & Amigos”, na próxima sexta-feira (12), às 19h, em comemoração aos 402 anos da capital paraense. O violonista Sebastião Tapajós homenageia a cidade com as participações de Nanna Reis, Luiz Pardal, Paulinho Moura, Gilson Rodrigues, Mestre Solano e Nilson Chaves. Na ocasião também será lançado o CD “Memórias”. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos a partir de quinta-feira (11), às 9h, na bilheteria do teatro ou on-line pelo site www.ticketfacil.com.br.

Para o show, Tapajós - que é natural de Santarém, no oeste do estado - selecionou músicas que falam da sua relação com a capital paraense, para onde mudou-se na adolescência, incentivado pelo pai, para aprender a tocar violão. Com o passar dos anos, surgiram músicas instrumentais que abordam sua trajetória de aprendizado e andanças pelo estado, por mais de 60 anos, como “Igapó”, “Um Pro Ney”, “Flores para Nossa Senhora” e “Barueri”.

“Não dá para convidar todos, mas chamei alguns que representam outros, aqui só tem músico da terra. Belém representa tudo para mim, foi o início, a porta aberta para o resto do mundo. Daqui comecei minhas etapas nacionais e internacionais e muitas composições surgiram quando eu passava algumas situações que as pessoas nem sabem. O meu coração está sempre por aqui”, comenta.

Amigos - Nilson Chaves cantará “Cidade Velha”, música instrumental de Tapajós, com letra de Lourdes Garcez. Nanna Reis cantará “Desencanto”, canção feita em parceria com Billy Blanco e que também ganhará a interpretação de Luiz Pardal na gaita. Nanna, cantora da nova geração, também canta “Fernanda”, que também traz letra de Lourdes Garcez.

Pardal ainda ficará no palco, formando em seguida, com Gilson Rodrigues e Paulo Moura, um trio de choro, alusão à Casa do Gilson, reduto tradicional da música instrumental e do choro paraense, com reconhecimento em todo o país. O trio tocará “Cheiro do Pará”, um choro conhecido e já regravado por outros músicos, e “Lua Juá”, em parceria com Gilson Peranzetta, também muito conhecida no Brasil.

Depois do choro, a guitarrada. Sebastião Tapajós recebe Mestre Solano tocando “Rei Solano”, e o guitarrista apresenta em seguida um de seus maiores sucessos “Americana” e ainda “Brinquedo de Miriti”, ambas de sua autoria.

CD Memórias - A noite terá ainda o lançamento do CD “Memórias”, com a reprodução de um show gravado ao vivo, em 2000, no Museu do Telefone, no Rio de Janeiro, com participação de Gilson Peranzzeta, Maurício Einhorn, Ney Conceição, Nilson Chaves e Billy Blanco. A produção é de 2017, com patrocínio do Governo do Estado.

Serviço

“Sebastião Tapajós & Amigos - Nosso Amor Por Belém”. Show em homenagem aos 402 anos da capital paraense. Nesta sexta-feira, 12 de janeiro, a partir das 19h, no Theatro da Paz. Ingressos gratuitos, com distribuição ao público a partir do dia 11, 9h - bilheteria do teatro ou on-line pelo site ticketfacil.com.br. Realização: Governo do Estado do Pará.