Projeto “Cinema e Música” exibe drama dirigido por Tom Forman nesta terça-feira



Dentro da grade de programação do mês de março, o Cine Olympia segue com o projeto “Cinema e Música”, com acompanhamento musical do pianista Paulo José Campos de Melo.

O filme escolhido neste mês foi “Sombras”, do diretor Tom Formam. A história do longa é baseada no conto Ching, Ching, Chinamande Wilbur Daniel Steele, publicado no Pictorial Review, em junho de 1917.

Sinopse – sobrevivente de um naufrágio, um chinês idoso (Lon Chaney) encontra-se em uma pequena aldeia isolada. Considerado pagão, ele é mantido afastado, mas consegue se instalar em uma barraca de lavadeiras. O novo pastor o protege porque ele espera convertê-lo, mas depois de se casar com uma viúva de marinheiro, o pastor vira alvo de chantagem. A história de “Sombras” defende a tolerância e a aceitação do outro, ao mesmo tempo, que castiga um certo conservadorismo intolerável. Com uma maquiagem relativamente pequena, mas um corpo muito expressivo, Lon Chaney (o ator com mil rostos) cria um personagem assombroso, abobadado, mostrando o peso dos anos em seus ombros.

O projeto “Cinema e Música” tem como objetivo resgatar a história do próprio Cinema Olympia, que durante os anos de 1912 a 1930, exibia filmes mudos, acompanhados por orquestras ou instrumentos. O projeto conta com  o apoio da Fundação Carlos Gomes.

Serviço:

Projeto Cinema e Música

Data: 13/03

Hora: 18h30

Classificação indicativa: 10 anos

Entrada Gratuita