Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

Projeto nacional incentiva agricultores em Augusto Corrêa




25 famílias extrativistas de bacuri de Augusto Corrêa, na região do Salgado, estão sendo incentivadas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para melhorar a atividade, em termos de tecnologia e expansão.

As ações iniciaram no início do mês de abril. Os agricultores da comunidade Livramento fazem parte de um grupo selecionado para participar do Projeto Piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), do qual a Emater é executora em 40 municípios paraenses. Além do cultivo do bacuri, eles estão recebendo assistência técnica mais direcionada para plantio e beneficiamento de mandioca, com o que já trabalham, experimentando agora piscicultura e produção de mel, tudo com acompanhamento previsto até 2020.

Pelo projeto, os agricultores já foram cadastrados e diagnosticados socioeconomicamente. Foram feitas ainda reuniões de apresentação e de planejamento, bem como visitas técnicas às unidades produtivas. Também serão emitidas, ainda neste semestre, declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (Daps) e Cadastros Ambientais Rurais (Cars) das propriedades de todos os beneficiários.

O objetivo geral é que as bases socioeconômicas da comunidade, proporcionalmente, sejam reconhecidas não apenas como tradição, mas também ampliadas como oportunidades de mercado.

 “O Projeto Piloto é também uma troca de conhecimento, na qual as famílias manifestam seus interesses de inovação e, ao mesmo tempo, mantenham suas cadeias produtivas típicas”, explica o chefe do escritório local da Emater em Augusto Corrêa, Robson Cabral, que atua ainda como engenheiro de pesca, especialista em limnologia e e gestão de recursos hídricos e é mestre em desenvolvimento e meio ambiente.