XII Semana da Saúde da Uepa oferece serviços gratuitos em Belém e Acará



Com o tema “Fazer saúde na Amazônia: desafios e perspectivas nas comunidades ribeirinhas”, a XII Semana da Saúde realizada pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi aberta na noite desta quarta-feira, 16. O evento ofertará serviços de saúde para toda a comunidade de forma gratuita nas dependências do Campus II, situado na Travessa Perebebuí, s/n, até esta sexta-feira, 18.

Programação

O ginásio do Campus II é o local de diversos serviços. Entre eles está o estande do mestrado de Ciências Ambientais, onde alunos da disciplina Epidemiologia e Controle de Doenças Tropicais oferecerão testagem para Hepatites B e C, Sífilis e HIV. O serviço foi viabilizado pela parceria com a Sespa, Academia de Biomedicina, Liga de Enfermagem, Liga de Hepatologia, Liga de Infectologia, Esamaz e estudantes do CCBS.

Além disso, a Semana da Saúde tem a participação do Hemopa, que promove coleta de sangue aos doadores interessados. A avaliação ginecológica é outro serviço ofertado no evento. Todos eles serão feitos de forma gratuita, atendendo tanto a comunidade interna quanto externa da Uepa. As Forças Armadas e o Corpo de Bombeiros também oferecem exposições, treinamentos e cursos durante a programação.

No sábado, o evento terá seu encerramento com uma grande ação de saúde na comunidade Espírito Santo, no município de Acará. “Essa será apenas a primeira ação nessa comunidade. As visitas serão feitas de forma trimestral, para podermos realizar um acompanhamento de saúde destes ribeirinhos”, informou o presidente da comissão organizadora da Semana de Saúde, Régis Andriollo.

Para seguir práticas de sustentabilidade, a organização do evento optou por reduzir ao máximo a quantidade de material impresso, concentrando todas as informações acerca da Semana em seu website.