Populações tradicionais são tema de minicurso ofertado pela Uepa



De 19 a 21 de junho será realizado na Universidade do Estado do Pará (Uepa) o I Minicurso “Populações Tradicionais: Práticas do Cuidado em Saúde”. Interessados deverão realizar inscrições até o dia do evento, ou enquanto houver vagas. O minicurso é uma iniciativa de discentes do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Uepa e tem como público-alvo: acadêmicos e profissionais da área da saúde, bem como demais interessados. O objetivo é capacitar os participantes com conteúdo teórico e prático para atuação profissional frente às adversidades vividas pelas populações tradicionais.

Segundo a Constituição Federal de 1988, povos e comunidades tradicionais são grupos de pessoas que possuem culturas diferentes da predominante na sociedade, e que se reconhecem como tal. Assim, esses grupos se organizam de maneira distinta, ocupando e usando territórios e recursos naturais para manter sua cultura, tanto no que diz respeito à organização social quanto à religião, economia e ancestralidade. Assim, são considerados povos ou comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, seringueiros, ribeirinhos, entre outros.
  
“A inspiração para realizar esse evento veio durante a Semana da Saúde da Uepa deste ano, quando uma parte da programação discutiu diversos aspectos dos atendimentos de saúde para as populações tradicionais. Durante o minicurso, pretendemos ampliar esse debate e falar sobre as políticas públicas, o manejo clínico e as políticas de cuidado para essas comunidades”, explicou Samara Paiva, uma das discentes organizadoras do evento. O ministrante do minicurso será o doutor em educação, professor Evanildo Lopes Monteiro, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  
As inscrições custam R$ 25, mas para grupo de quatro pessoas o valor cai para R$ 20. Com carga horária de 30 horas, o evento será realizado no Auditório de Telessaúde, no Bloco A do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, em Belém. Mais informações: (91) 98808.3701 | 98996.6178 | 98452.0112.