Belém recebe a Feira de Artesanato do Círio

Foto: Ascom/Sebrae



A edição 2018 Feira de Artesanato do Círio (FAC) será aberta amanhã (10), às 15h30, quando o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, irá celebrar o ‘Ato de Bênção’ do evento, com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, serão lançadas as duas coleções criadas exclusivamente para a FAC 2018 – Miriti e Mãe da Terra. O evento, organizado pelo Sebrae, segue até o dia 17, na Casa das Artes, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, com entrada franca.

Com uma área de aproximadamente 500 metros quadrados, a Feira reúne 52 estandes, com peças de diversas tipologias, produzidas por artesãos de oito municípios do estado – Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Curuçá, Santarém, Soure, Salvaterra e Portel. 

Entre os produtos expostos para comercialização estão o tradicional brinquedo de miriti, cerâmica, cuias, fibras, balata e biojoias, além de diversos produtos ligados diretamente à temática do Círio de Nazaré, como enfeites de porta, chaveiros, embalagens e bonecos.

Foto: Ascom/Sebrae
A coordenação da FAC espera que 20 mil pessoas visitem o espaço, gerando cerca de R$ 300 mil em negócios só durante o evento. “O Círio é uma época de bons negócios para os artesãos, por isso a importância de eventos como a FAC, para divulgar o artesanato e abrir mercado para esses empreendedores”, diz o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone.

A FAC 2018 é uma ação do projeto Brasil Original Pará, uma proposta de valorização do artesanato paraense. No Estado, o projeto conta com 50 pequenos negócios da área do artesanato, sendo 40 artesãos profissionais, oito microempreendedores individuais e duas microempresas, dos municípios de Abaetetuba, Belém, Bragança, Curuçá, Santarém e da Ilha de Marajó, e os artesãos profissionais possuem a Carteira Nacional de Artesão com registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

O Sebrae realiza esse tipo de evento há mais de duas décadas, a fim de incentivar o empreendedorismo entre os artesãos e promover acesso a mercado, gerando negócios. Inicialmente, eram dois eventos, a Feira do Círio e a Feira do Miriti, que passaram a ser realizadas em um mesmo local em 2010, na Praças Waldemar Henrique, no trajeto de duas das principais romarias da festividade (Trasladação e Círio), pontapé inicial para a fusão dos eventos, o que ocorreu em 2012. Em 2017, a Feira mudou de local mais uma vez, passando a ser realizada na Casa das Artes, bem ao lado da Basílica Santuário de Nazaré.



 Serviço

Feira de Artesanato do Círio 2018. De 10 a 17 de outubro. Casa das Artes, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Informações 0800 570 0800

Horário de funcionamento:

10 (quarta-feira) - 14h às 22h

11 a 13 de outubro – 9h às 22h

14 (domingo) – 14h às 22h

15 a 17 de outubro – 9h às 22h