UNINASSAU BELÉM TERÁ POSTOS DE ATENDIMENTO AOS ROMEIROS E DISTRIBUIRÁ ÁGUA NA TRASLADAÇÃO.


“Eu sou de lá/Terra onde o outubro se desdobra sem ter fim/Onde um só dia vale a vida que eu vivi./Domingo Santo que não posso descrever./Pois há de ser mistério agora e sempre./Nenhuma explicação sabe explicar./É muito mais que ver um mar de gente/Nas ruas de Belém a festejar”.

Os versos acima, de composição do Padre Fábio de Melo e interpretados pela paraense Fafá de Belém descrevem o que representa o Círio de Nazaré, manifestação religiosa e cultural realizada em Belém do Pará, no segundo domingo de outubro, que a cada ano ganha mais destaque nacional e internacional. A festa é composta por nove romarias que iniciam na sexta-feira que antecede a grande procissão e seguem ao longo do mês.

Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré cumprem suas promessas de diversas formas, entre elas, a de sair caminhando dos diversos locais onde moram em direção ao Santuário Basílica de Nazaré ou de acompanhar pelo menos uma das romarias. Para ajudar estes romeiros, a Faculdade UNINASSAU Belém preparou uma agenda de acolhimento, a ser realizada durante o final de semana do Círio de Nazaré.

Docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia vão acolher os católicos na Paróquia de Santa Cruz, localizada na Avenida Almirante Barroso, com atendimento médico e distribuição de lanches, no dia 12, das 8h às 18h e, no dia 13, das 8h às 12h. O coordenador do curso de Fisioterapia, Said Kalif, explica como será a acolhida, "geralmente as pessoas que vem cumprindo suas promessas, chegam em determinado ponto desidratadas, com os pés machucados, então vamos ajuda-las neste sentido, de cobrir ferimentos e alimentá-las. É uma atitude que vai ao encontro de todo o ensinamento da própria festa, de solidariedade e amor ao próximo”, reforça o professor.

Ainda no sábado, a partir das 18h, momento do traslado da imagem peregrina, que sai do Colégio Gentil Bittencourt em direção à Catedral da Sé, a UNINASSAU Belém terá um posto de distribuição de água, localizada na Avenida Nazaré. Segundo o diretor da UNINASSAU Belém, Éden Ferreira, é um momento de celebrar, “esta inciativa foi de alunos e professores que percebem a importância do Círio para a nossa cidade. É um momento de união, de festa, de comemoração e acima de tudo, solidariedade. Estamos muito felizes em contribuir desta forma à esta grande festa religiosa”, comemora o diretor.


Serviço:

Dia 12, das 8h às 18h e dia 13, das 8h às 12h- Acolhida aos Romeiros.

Local: Paróquia Santa Cruz. Endereço: Av. Alm. Barroso, s/n - Marco, Belém - PA, 66093-020.

Acolhimento aos romeiros pelos alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia.

Dia 13, a partir das 18h: posto de distribuição de água durante a Trasladação.


Local: Av. Nazaré 435 entre Benjamim e Rui Barbosa.