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I Encontro Paraense do Pibid e Residência Pedagógica ocorre nesta sexta-feira




Com objetivo de efetivar a articulação orgânica entre os Institutos de Ensino Superior (IES) e as escolas de formação básica, a partir das 8h, desta sexta-feira (21), acontece o I Encontro Paraense do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)  e Residência Pedagógica. O evento será realizado no Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na Avenida Almirante Barroso nº1155, em Belém.

Com o tema “Identidades e trajetórias”, a programação será composta de apresentações de trabalhos e mesas redondas. O objetivo é garantir um espaço de discussão e compartilhamento de experiências entre os integrantes do Pibid, do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-pa) e da Residência Pedagógica.

O evento é promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade da Amazônia (Unama), a Faculdade de Itaituba (FAI); o Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/Ulbra) e do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).

O Pibid é uma ação Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo incentivar a formação do docente em nível superior para educação básica e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas e tecnológicas. Enquanto que o Forprof é uma instância estadual colegiada com caráter positivo, consultivo e deliberativo, voltado para professores da educação básica, com intuito de melhorar as escolas públicas. Já a Residência Pedagógica é um programa de formação de discentes de cursos de licenciatura com projetos de desenvolvimento que fortalecem o campo da prática e conduzindo o licenciado a praticar de forma ativa a relação entre a teoria e prática do profissional.