Hospital Regional em Breves incentiva comunidade para o descarte de resíduos em favor do meio ambiente


Gerenciar os impactos dos resíduos no meio ambiente é um dos principais objetivos do projeto de “Descarte ecológico de pilhas e baterias”, desenvolvido pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara. A ação de proteção ao meio ambiente é ampla e chegará até a comunidade, em forma de palestras para as redes de ensino, visando orientar as formas corretas do descarte desses resíduos, tendo em vista a redução dos impactos ambientais, de grande importância à manutenção da saúde pública.

O projeto foi idealizado pela Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de saúde (CPGRSS) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Segundo a Técnica de Segurança do Trabalho, Graciete Lopes, as pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. “Na composição de pilhas, por exemplo, são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente danosos à saúde humana. Tais metais, jogados no meio ambiente, podem provocar várias doenças, entre elas, câncer”, observou.

Para a diretora executiva da unidade hospitalar, a administradora Rejane Xavier, a iniciativa é de suma importância. “A gestão apóia o descarte correto e a reciclagem de resíduos sólidos, tendo em vista a ausência de postos de coleta. Essa prática também faz parte dos princípios biocêntricos praticados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) que administra o HRPM, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa)”.

Com o projeto em andamento no HRPM, foram instalados caixas receptoras em vários pontos estratégicos da unidade, abertas para uso de colaboradores, usuários e acompanhantes, e com pretensão breve de instalar uma caixa coletora na área externa do hospital, próximo da portaria principal para atingir também a comunidade. “Nesses recipientes são armazenados os materiais (pilhas, baterias) para posterior recolhimento e destinação final desses resíduos, que serão enviados, pelo próprio hospital, para um dos 20 pontos de coleta já existentes na capital paraense.”

Rejane Xavier também chama atenção para outro importante objetivo do projeto que é transformar o hospital como um agente de educação ambiental, incentivando  as reflexões para proteção do meio ambiente em respeito à vida. Ela informa que instituições interessadas em fazer parte desse projeto, devem entrar em contato com o setor do SESMT de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. “Estamos abertos às novas parcerias em favor do meio ambiente para levar orientações de educação em saúde à população”, comentou Rejane Xavier.

Legislação- Desde 1999, o país possui legislação específica que dispõe sobre as pilhas e baterias que contêm mercúrio, chumbo e cádmio (Resoluções CONAMA: nº 257, de 30/06/99; e nº 263, de 12/11/99). Em 2008, a Resolução 257 foi revogada, entrando em vigor a Resolução 401 que define a destinação ambientalmente adequada das pilhas e baterias usadas, mesmo que essas não excedam a quantidade permitida de metais pesados.

As ações sustentáveis ainda são tímidas por parte da população mundial e para mudar essa realidade, é preciso que todos façam a sua parte. “Esperamos, assim, conscientizar os nossos colaboradores e a comunidade, que somos responsáveis pelo bem-estar geral no planeta. Por isso, a importância de atitudes conscientes que trazem benefícios ao meio ambiente e à humanidade. Sustentabilidade é uma questão séria e urgente para todos nós”, ressaltou a gestora do HRPM.

Ainda sobre o descarte adequado de pilhas e baterias, já existe uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA (257-99) que tornou-se lei, obrigando as revendas e os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias, desta forma dando a elas o destino adequado.

O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade para cerca de 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde que écomposto por Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, que aprovam em 97% os serviços prestados pelo hospital.

Serviço- O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.