Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

Estácio realiza programação para falar sobre violência contra a mulher




A Faculdade Estácio do Pará (Unidade Doca) promove, nesta quinta-feira (29), a partir das 18h, um dia de programação alusiva ao mês Agosto Roxo, de combate à violência contra a mulher. A programação irá contar com painel de fotografias produzidas de maneira coletiva com a colaboração de alunos de todos os cursos, apresentação de poemas, roda de conversa com a participação da professora e jornalista, mestre em ciência política, Rita Soares; além da professora mestre e pesquisadora nas áreas de antropologia e ciência política, Karen Santos.

Durante o evento – organizado pelas coordenações dos cursos – será promovido um minuto de “apitaço” para lembrar a importância da conscientização de todos sobre o tema. A faculdade toda estará envolvida. Um desfile de moda temático também fará parte da programação. O objetivo é lembrar que a violência atravessa todos os setores da sociedade e não discrimina posição social, etnia ou aspectos intelectuais.



DADOS

De fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dentro de casa, os números também são preocupantes. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda. Os dados levantados pelo Datafolha fizeram parte de um relatório da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que avaliou o impacto da violência contra as mulheres no Brasil.

Um dos valores que norteiam a Faculdade Estácio do Pará é transformar a vida dos alunos atingidos por toda a experiência e conhecimento que a Instituição possa proporcionar. Trazer à tona discussões como as que falam sobre violência contra a mulher é de fundamental importância para essa transformação consciente sobre a sua realidade.

Grande parte das mulheres que sofreram violência diz que o agressor era alguém conhecido. Segundo a pesquisa do Datafolha são 76,4%. Cidadania, responsabilidade social, ética e pensamento crítico-reflexivo estão na base de todos os cursos da Instituição.



SERVIÇO:



AGOSTO ROXO NA ESTÁCIO DOCA

Dia: 29.08.2019

Hora: 18h

Local: Estácio Doca