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Campanha eleitoral: mudanças no uso e adesivação dos veículos devem ser reportadas às seguradoras

 


Com a proximidade das eleições e o aquecimento das campanhas eleitorais, é comum que o número de veículos plotados – com adesivação na carroceria – aumente exponencialmente. No entanto, o Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne) faz um alerta. É importante que o segurado, antes de colocar qualquer propaganda ou realizar qualquer modificação em seu veículo, informe-se sobre a política da sua seguradora sobre o assunto, evitando mal-entendidos.

 “Cada empresa mantém os seus critérios próprios de análise de risco e aceitação com relação às modificações dos veículos, a exemplo da adesivação, observando principalmente a utilização do carro segurado para fins particulares ou profissionais”, explica Ronaldo Dalcin, presidente do Sindsegnne. O mesmo vale quando o segurado passa a usar o veículo para trabalhar como UBER ou com qualquer outra atividade remunerada.

 Mesmo com os critérios específicos de cada seguradora, algumas diretrizes são comuns a todas e merecem atenção por parte dos segurados. Uma delas diz respeito à adesivação total do veículo. “Seja para divulgação política ou para qualquer outro fim, a plotagem total do carro, impossibilitando a identificação da sua cor original, deve ser reportada não só à seguradora, mas também ao Detran, para que o CRLV seja regularizado para a cor fantasia”, explica Dalcin.

 Além disso, se, para além do uso cotidiano particular, o veículo for utilizado ocasionalmente para qualquer atividade relacionada à campanha eleitoral como transporte de material, acoplagem de caixa de som para divulgação nas ruas, assessoria, entre outros, é preciso que seu uso seja modificado para comercial. “O melhor, sempre, é que o corretor do seguro seja avisado antecipadamente da mudança ou novo tipo de uso do veículo, para que verifique as regras da seguradora e faça os ajustes necessários na apólice”, finaliza o presidente.