Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

Vivo reformula programa de voluntariado


Há mais de 15 anos, a Vivo mobiliza anualmente milhares de colaboradores em ações de voluntariado no tradicional “Dia dos Voluntários Telefônica Vivo”, projeto que beneficia pessoas de todo o país. Este ano, com as medidas de isolamento social, a empresa reformulou a iniciativa e faz, pela primeira vez, a Semana dos Voluntários Telefônica Vivo (SVT), que beneficiará 64 instituições em 50 cidades diferentes com ações de voluntariado online. Entre os dias 7 e 13 de novembro, cada colaborador pode participar de até quatro ações, entre doações – de livros, objetos e campanhas de crowdfunding –  e atividades de capacitação, como palestras sobre carreira e mercado de trabalho; recreação, como contação de histórias, jogos online interativos e lives musicais; conteúdo, especialmente sobre comunicação e uso de redes sociais das instituições; e atividades manuais, como produção de brinquedos ou bijuterias, que serão enviadas posteriormente às instituições.

 Os colaboradores se dedicarão, principalmente, a instituições que atuam na área de educação, público prioritário da Fundação Telefônica Vivo, assistência social, inclusão de pessoas com deficiência e saúde. Em Belém, a instituição beneficiada é a Associação Colorindo a Vida, responsável por gerenciar a Casa Ronald McDonald Belém, que oferece assistência psicossocial e hospedagem de pacientes com câncer infanto-juvenil e seus acompanhantes, de forma temporária. A Casa do Ronald McDonald Belém tem capacidade para atender simultaneamente até 35 crianças e jovens que vem do interior e de outros estados para realizar tratamento oncológico em na capital paraense.

 Como parte do planejamento de atividades para a Semana dos Voluntários Telefônica Vivo, a Casa Ronald McDonald terá intervenções de infraestrutura com reforma e adequação completos dos mobiliários para o Refeitório, Parque e modernização da Brinquedoteca, que são espaços essenciais para auxiliar na recuperação da auto-estima e rotina dos hóspedes durante o tratamento. Além das obras, os colaboradores da Vivo criaram atividades para interagir com os hóspedes de forma virtual com oficinas de construção de brinquedos, roda de conversa sobre auto-estima e empoderamento, capacitação sobre redes sociais, aula online e interativa sobre criação de horta, oficinas de culinária com pratos principais e sobremesas, além de momentos lúdicos e de animação com ginástica para os hóspedes e colaboradores da Casa. Tudo integrando a vontade de ajudar, viabilizada pela tecnologia via plataforma Microsoft Teams, que permite que a interação ocorra de forma segura para todos.

 Além de Belém, no Pará, as ações de voluntariado da Vivo ocorrem ainda no Centro Social Viva Feliz, de Marabá, Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda da Esperança, em Redenção e na Unidade Municipal de Educação Infantil Aeroporto Velho (Ueia), em Santarém. Na região Norte, além do Pará, serão beneficiadas instituições em Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA). Em São Paulo, temos ações em Campinas, Guarulhos, Mauá, Osasco, Santo André, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Santos e Ribeirão Preto. Ainda na região Sudeste, a Semana dos Voluntários estará presente em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (MG). No Nordeste, participam Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife, (PE), Salvador, (BA), Teresina (PI) e Vitória da Conquista (BA). No Centro-Oeste, participam Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Na região Sul, as cidades de Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS), Chapecó (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS).