Pages - Menu

Só Sucesso

Gospel

IV Festival Internacional do Filme Etnográfico do Pará começa a receber os filmes concorrentes

   


Estão abertas as inscrições para o IV FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO DO PARÁ. Os interessados podem submeter os filmes até o dia 20 de Maio. O Festival é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem (PPGSA/UFPA), sob coordenação geral de Alessandro Campos e Denise Cardoso, e tem por objetivo difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área, além de promover o diálogo entre produtores, cineastas, pesquisadores e público em geral.  

  

Serão aceitas produções nacionais e internacionais de filmes que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico e afins”, explica o produtor executivo do Festival Alessandro Campos. 

  

O IV Festival será realizado em Belém de modo virtual e presencial (dependendo da situação de controle da pandemia que se encontre no período) entre os dias 20 e 26 de outubro de 2022.  


Alessandro conta ainda que esta edição do festival é composta por duas premiações distintas. “A Mostra Competitiva Jean Rouch, que premiará o Melhor Filme Etnográfico em Curta, Média e Longa-Metragem e a Mostra Competitiva Divino Tserewahú voltada para o cinema Indígena que também premiará o melhor Curta, Média e Longa-Metragem para este tipo de produção. Além destes prêmios, em homenagem à tão querida amiga e grande inspiração Patrícia Monte-Mor, a partir desta edição teremos um prêmio especial que leva seu nome, direcionado às produções que tratam da cultura popular e suas manifestações”, acrescenta.  

  

Os editais estão disponíveis nos endereços eletrônicos https://festivaldopara.com.br/2022/. Os filmes não selecionados para as Mostras Competitivas poderão ser exibidos em Mostras Paralelas do festival, divididas por temáticas e com curadorias próprias. O Festival também será composto por conferências, residência  cinematográfica, rodas de conversa, oficinas e homenagens.