Você já deve ter
escutado o termo rádio peão, se referindo as conversas de corredores que podem
ocasionar grandes problemas para as empresas. São as famosas fofocas ou
informações não oficiais, que espalham questões sigilosas, ou espalham boatos,
prejudicando o clima organizacional. Mas, é possível combater esse problema
dentro de uma corporação?
Segundo o
especialista em comunicação Reinaldo Passadori, presidente do Instituto
Passadori (www.passadori.com.br), existe sim forma de atenuar as famosas
conversas de corredores: “É quase impossível eliminar a rádio peão, repare que
sempre há alguém querendo ser o novidadeiro e passar informações “em primeira
mão”. Mas, os caminhos para minimizar os impactos existem, bastando a empresa
agir de forma clara, transparente sem tentar ocultar informações dos seus pares
e colaboradores, exceto nas situações que exijam sigilo”.
Passadori
acrescenta que quanto maior as conversas de corredores, maior a importância da
qualidade da comunicação em uma empresa. Se os líderes souberem se comunicar de
maneira eficiente, ampliarão as chances de impedir que informações equivocadas
sejam disseminadas.
Assim, os
problemas gerados pelas dificuldades de comunicação apresentam-se de formas
diversas, resultando em problemas no clima organizacional, perda de tempo e
produtos, desentendimentos entre os diversos departamentos e falta de ações
efetivas para o combate de prejuízos.
A palavra
prejuízo é aqui muito bem colocada, podendo ser mensurada por baixa
produtividade, boicotes, greves desnecessárias, clientes mal atendidos, baixa
qualidade nos produtos ou nos serviços oferecidos e a, consequente, desmotivação
dos colaboradores.
“Resta, em uma
época conturbada econômica e politicamente, a percepção do quão poderá ser útil
implantar, mesmo que de maneira simples, um sistema de comunicação interna que
possa, a partir de canais de informações adequados (sites, murais eletrônicos,
comunicados, newsletters, encontros com o presidente, entre outros) sanar as
questões relacionadas ao fluxo comunicacional”, indica Reinaldo Passadori.
O especialista
indica também alguns passos que poderão contribuir para essa implantação:
diagnóstico da
situação atual de comunicação;
estabelecer
objetivos e benefícios gerados por um sistema de comunicação interna;
envolver todas
as pessoas da organização, inclusive o presidente;
promover esse
sistema e fazer sua constante manutenção.
“Parece algo
simples e como tudo na vida, depois de resolvidos os problemas, normalmente
surge a pergunta: Poxa! Como é que eu não percebi isso antes? Sugiro que você
faça uma análise para observar como está o processo de comunicação na sua
empresa. Se algo pode ser feito para melhorar o ambiente, as relações e a
lucratividade, por que não começar hoje a pensar nesse processo?”, complementa
Uma organização
que se preocupa com esses pontos é mais fadada ao sucesso, principalmente pelo
fato de propiciar condições para que as pessoas se relacionem de forma clara e
coerente e “tornem comum” suas ideias. Esse é o grande mérito da uma boa
comunicação.