MPT leva caso Belo Monte ao Fórum Mundial e ao Fórum Alternativo Mundial da Água




De 17 a 23 de março, Brasília recebe dois importantes eventos, são eles o VIII Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA). O segundo é promovido pelo Ministério Público Brasileiro e a Universidade de Brasília (UNB), com a participação de representantes da sociedade civil, como um contraponto às discussões sustentadas no primeiro, o fórum oficial, e aborda o risco socioambiental da construção de barragens e a água como Direito Humano.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com outras entidades, organizaram a programação do evento.

No sábado, aconteceu o “Ciclo de Debates I – Barragens e Risco Socioambiental”, realizado em três painéis: “Barcarena – Caso Mineradora Hydro”, “Mariana – Caso Samarco” e “Altamira – Caso Belo Monte e Caso Onça Puma”. Esse último contou com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho no Pará, Allan Bruno, que explanou sobre os impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Allan falou sobre o reflexo do uso da água do Rio Xingu na geração de energia na região, especialmente no universo do trabalho de barragistas e ribeirinhos, assim como na formação de bolsões de miséria na região, que deixam inúmeros trabalhadores vulneráveis ao aliciamento para postos de trabalho indignos (trabalho escravo contemporâneo e trabalho infantil).

Ontem (18) e hoje, o procurador também esteve presente no estande virtual da Procuradoria Geral da República no Fórum Mundial da Água, onde apresentou a exposição digital “Água, barragens e trabalho humano”, com fotos de sua autoria que retratam as condições laborais dos trabalhadores barragistas durante a construção de Belo Monte. Ainda nesta semana, o MPT também participará dos debates do Processo Político do Fórum Mundial.