Foi publicada na edição desta
sexta-feira (16), do Diário Oficial do Estado, o Termo de Homologação do
processo licitatório para construção do terminal hidroviário de cargas e
passageiros do município de Santarém, na região oeste do Pará. Após constatar
que todo o trâmite ocorreu de maneira legal, a Companhia de Portos e Hidrovias
do Estado (CPH) declarou vencedor o Consórcio Tapajós.
Construído com recursos oriundos
da Caixa Econômica Federal, por meio de contrato de financiamento firmado com o
Governo do Estado, o terminal de Santarém está orçado em R$ 59.884.105,61. A
estrutura portuária vai finalmente atender a demanda de trabalhadores, donos de
embarcações e da população. A expectativa, segundo a CPH, é que o terminal
receba em média duas mil pessoas por dia.
O terminal será instalado no
bairro da Prainha, no espaço onde funcionou a antiga fábrica da Tecejuta. Ele
será dotado de um terminal de passageiros com 3,6 mil metros quadrados de área
construída e contará com a seguinte estrutura: embarque e desembarque de
passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volume; banheiros
masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; fraldário; praça
de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para
órgãos intervenientes (Arcon, Juizado, Conselho Tutelar, Sefa, Capitania dos
Portos, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja;
escada rolante e plataforma vertical.
O empreendimento contará, também,
com área para estacionamento, com 120 vagas para carros (90 para motos e 60
para bicicletas) e terá, ainda, ponto de táxi e paradas para ônibus e
micro-ônibus. Já o terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área
para uso das empresas de transporte fluvial.
A estrutura naval terá um píer
flutuante com 3.600 m², oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa
metálica bi-articulada de 10 x 70 metros para acesso ao flutuante e passarela
em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre passageiros e cargas.
Ela terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira
organizada.
Nos próximos dias deve ser
assinada a Ordem de Serviço para início imediato da obra. O terminal
hidroviário de Santarém soma-se a outros seis já em construção (Santana do
Tapará, Curuá, Almeirim, Prainha, Terra Santa e Faro) que devem impulsionar e
melhorar o transporte fluvial na região oeste e dinamizar a economia dos
municípios. O investimento total é de mais de R$ 80 milhões, fruto de
financiamento entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal.