Obra no viaduto da Augusto Montenegro entra na reta final nesta sexta-feira, 9




Para a conclusão das obras do viaduto do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) no cruzamento das avenidas Augusto Montenegro com Centenário e Independência, novas frentes de serviços serão abertas neste fim de semana e provocarão alterações no trânsito da área. A previsão de é que as obras do viaduto terminem em março.

As novas intervenções começam a partir das 22h desta sexta-feira, 9, e seguem até as 23h de domingo, 11. Neste período, os serviços estarão concentrados em dois pontos nas rampas do elevado: no sentido Icoaraci, próximo à antiga farmácia Big Ben; e no sentido Entroncamento, em frente ao posto de gasolina Iccar. Nos dias 16, 17 e 18, os mesmos serviços serão realizados nos sentidos opostos das rampas do elevado.

O serviço consiste na pavimentação das vias que darão acesso ao viaduto, com a ligação entre as pistas já existentes e as rampas do elevado. De acordo com o fiscal da obra, o engenheiro Ademir Souza, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a pista de concreto, por onde passarão os ônibus do BRT no viaduto, já está pronta. Agora, serão construídas as demais pistas de subida e descida do elevado. “Com esse serviço, nós faremos a junção do pavimento de acesso ao viaduto com o pavimento do viário existente, além de ajustar e nivelar as pistas para garantir que os condutores acessem o viaduto com tranquilidade”, explica o engenheiro da Seurb.

Para que os serviços sejam realizados com segurança, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará as alterações do trânsito na área. A circulação dos veículos de passeio e das linhas de ônibus que têm por itinerário a Augusto Montenegro, sentido Entroncamento/Icoaraci, será mantida, porém os condutores deverão ficar atentos para passar para a pista contrária, que funcionará em mão dupla no perímetro em obras. A manobra também servirá para o sentido Icoaraci/Entroncamento.

Já os veículos maiores, como carretas e caminhões, cujo tamanho ultrapassa a altura máxima do elevado, deverão seguir por outro desvio pelas ruas Betânia, Yamada, Bagé, avenida Centenário, rua do Mangueirão e Augusto Montenegro. Esse desvio valerá para ambos os sentidos.