Marinha apreende embarcação transportando passageiros de forma irregular no Marajó-PA


O empurrador “Comte Bibi XVII” com a balsa “Canoa do Bibi” foi flagrado pelo Navio-Patrulha Guanabara, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, nessa quinta-feira (12), realizando transporte de passageiros de forma irregular entre os municípios de Santana-AP e Belém-PA. No momento da abordagem, o empurrador, que só possuía autorização para transporte de carga, estava com 31 passageiros irregulares em sua balsa.
  
Além do transporte irregular de passageiros, a embarcação também não possuía coletes salva-vidas para atender a todos os tripulantes e passageiros, colocando em risco a vida dos passageiros e infringindo a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
  
Na tarde da última terça-feira (10), essa mesma embarcação esteve envolvida na queda de um homem na água há cerca de 40 km do Município de Breves-PA, no furo do Tajapuru.

 A embarcação foi apreendida e seu condutor encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil Breves, no Marajó, podendo responder criminalmente por expor a tripulação e passageiros ao perigo, de acordo com o Artigo 132 do Código Penal.
  
É a segunda embarcação apreendida pela Marinha, nos últimos dias, transportando passageiros de forma irregular no Marajó.