Médico alerta sobre cuidados com os olhos durante o verão




Areia, raios ultravioletas, cloro. Essa pode ser uma combinação danosa aos olhos se não forem tomados os cuidados adequados, especialmente durante o verão. Segundo o oftalmologista Antônio Dias, durante o mês de julho, é comum o aumento dos casos de conjuntivite, que podem ser ocasionados tanto pela aglomeração de pessoas nos balneráios quanto pela falta de higiente do veranista, devido o contato indevido com algumas substâncias.

A primeira recomendação é sempre manter as mãos limpas, mas também utilizar óculos escuros que tenham lentes com filtros que realmente protejam dos raios ultravioletas, pois não deve haver contato direto com os olhos.

Para quem usa lentes de contato, a orientação é retirá-las tanto nas praias, por conta do vento e da quantidade de areia que o olho pode entrar em contato, quanto ao entrar na piscina, por conta do cloro, que pode danificar a lente.

Deve-se ainda ter cuidado ao passar protetor solar ao redor do globo ocular, pois pode provocar uma conjuntivite química, que também pode ser causada pelo contato com o cloro em excesso. Os sintomas são os mesmos da conjuntivite normal, vermelhidão, ardência, coceira e formação de secreção.

Por fim, é saudável evitar excesso de sol e usar colírios lubrificantes, que contribuem muito para evitar a secura dos olhos.

Procure um médico

Com o possível aumento de casos de conjuntivite nessa época do ano, o oftalmologista reforça que, ao perceber alguns dos sintomas listados, a pessoa deve procurar um médico especialista. Após a constatação da inflamação nos olhos, é bom redobrar o cuidado com a higiente das mãos, manter toalhas de rosto separadas e evitar ambientes abafados.