Pele bronzeada: artificial e natural

  
Sol, praia e mar a combinação perfeita que anuncia a chegada do verão. Época ideal para quem gosta de exibir a famosa “marquinha” indicando a ida à praia e um bronzeado característico. No entanto, a busca pelo bronzeado perfeito requer cuidados com a pele e a Dermatologista Rossana Veiga, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), dá dicas valiosas para esse verão.

Vantagens e desvantagens: Para quem tem pressa, o bronzeamento artificial é uma rápida solução. Além de durar mais tempo, em média de 5 a 15 dias. As opções são variadas e vão desde loções autobronzeadoras a bronzeadores a jato. Existem ainda clínicas que oferecem a opção de bronzeamento em câmaras, mas atenção! O procedimento é proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois o corpo é exposto diretamente a raios ultravioletas (UVA) e traz riscos à saúde.

Fique atento! Espaços que oferecem esse tipo de procedimento, o fazem de forma ilegal. A dermatologista explica também os prejuízos causados por ele. “O bronzeamento artificial é a exposição direta de uma radiação ultravioleta, a qual pode promover o aparecimento do Câncer de pele, do envelhecimento e de doenças induzidas pela radiação ultravioleta”, alerta.

E se você é adepto do bronzeamento natural, também deve ficar atento aos cuidados com esse método. Muitas pessoas passam horas debaixo do sol para ficarem mais bronzeadas, mas correm os riscos que a exposição prolongada pode causar. O índice de queimaduras por sol aumenta consideravelmente no verão. Exagerou no bronzeamento? Não esquenta, a dica para quem exagerou é a ingerir bastante líquido e logo após procurar atendimento médico para iniciar medicações orais e tópicas.

Como diz o velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”, portanto no verão é indispensável o uso do protetor solar. “O protetor solar é uma das medidas fotoprotetoras que visa criar uma barreira física e química a radiação ultravioleta e por isso deve ser aplicado repetidamente, sendo o ideal a cada 2 horas na praia e ou campo”, orienta a Dermatologista Rossana Veiga.

H²O o melhor remédio: Cuidar da hidratação do corpo é indispensável no verão. Por isso mantenha sempre a mão garrafinhas com água. Na praia, ao invés de optar por refrigerantes ou água com gás prefira sucos de fruta naturais e água de coco. Com a alta temperatura o corpo perde muito líquido e as células tendem a ficarem ressecadas, portanto não descuide da hidratação da pele, lábios e cabelos.

A dica da nossa dermatologista é usar protetores labiais a cada 2h, nos cabelos cremes com filtro solar e uso de chapéus que formem sombra ao nosso redor e não somente bonés, pois protegem somente o rosto. “A hidratação em forma de cremes ou loções cremosas melhoram o aspecto ressecado deixado pelo bronzeamento e ou pelo banho de mar, de acordo com a qualidade o hidratante utilizado”. Outro ponto ressaltado por ela e evitar ficar “vermelho”, pois o vermelho na pele já é queimadura.


“No verão devemos ter lazer sim mas devemos evitar futuras doenças na pele”, aconselha Rossana. As dicas estão dadas e segui-las é sinônimo de bronzeado saudável. Não descuide! Mesmo se não for à praia os cuidados com a pele no verão continuam sendo importantes, portanto não esqueça o protetor solar, os óculos de sol e aproveite as férias!