Capitania dos Portos realiza ação no Furo do Nazário


A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) informa que realizará, nesta segunda-feira 19, das 13h às 16h, uma ação no Furo do Nazário. A ação será na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Prefeito Laurival Cunha onde ocorrerão: palestras,  distribuição  de panfletos com instruções sobre a segurança da navegação, doação de coletes salva-vidas e instalação de cobertura de eixo das embarcações. Representantes do Espaço Acolher da Santa Casa de Misericórdia estarão presentes e farão um trabalho pedagógico com os professores.
  
 Essa Ação faz parte do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA) que tem como propósito desenvolver campanhas sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica junto à comunidade ribeirinha.  Desta forma, pretende-se estimular a edificação da mentalidade fluvial voltada para a segurança das embarcações, de seus tripulantes, passageiros e cargas, sobretudo com os acidentes de escalpelamento.



 Na ocasião, também será realizada uma operação de retirada de lixo nas praias e orlas em comemoração ao Dia da “Amazônia Azul”, celebrado em 16 de novembro. Sancionada pela Lei n° 13.187, de 11 de novembro de 2015, a data foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, em 16 de novembro de 1994. Na tentativa de voltar os olhos do Brasil para o mar sob sua jurisdição, por ser fonte infindável de recursos, pelos seus incalculáveis bens naturais e pela sua biodiversidade, a Marinha do Brasil criou o termo "Amazônia Azul" para, em analogia, com os recursos da vasta região terrestre, representar sua equivalência com a área marítima.