Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e lançamento do Programa Cidade Empreendedora



O Sebrae vai anunciar, nesta quinta-feira 29, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), premiação que tem como objetivo principal o reconhecimento de prefeitos e administradores regionais que implantem projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com resultados comprovados.  Na ocasião, será lançado o Programa Cidade Empreendedora. O evento será a partir das 19h, no Salão B do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Na cerimônia, 21 prefeitos paraenses serão premiados, sendo oito nas categorias nacionais e 13 nas duas categorias estaduais.

Esta é a melhor participação do estado na premiação, com 129 prefeituras inscritas (90% das prefeituras do PA e 98% da densidade empresarial); 109 projetos cadastrados; 84 projetos habilitados; e 60 municípios com projetos inscritos finalistas (as maiores prefeituras do estado participando). Também é destaque a participação de Belém, pela primeira vez.

O PSPE é dividido nas etapas estadual e nacional. Todos os projetos vencedores na etapa estadual irão automaticamente participar da etapa nacional do PSPE.

Esta é décima edição do PSPE, que funciona em ciclos, sendo o atual 2017/2019.

  Categorias

O prefeito pode concorrer com até dois projetos em categorias diferentes ou um único projeto em duas categorias diferentes.

Categorias Nacionais:

·                    Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

·                    Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico

·                    Compras Governamentais de Pequenos Negócios

·                    Pequenos negócios no campo

·                    Inovação e Sustentabilidade

·                    Empreendedorismo nas escolas

·                    Desburocratização e Implementação da Redesimples

·                    Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)

Categorias paraenses

No Pará, foram criadas duas categorias estaduais: Melhor Destaque Regional (12 regiões onde há Sebrae) e Transparência nas Gestão Pública em favor dos Pequenos Negócios, em parceria com o TCM/PA.

Avaliação

Cada categoria do PSPE possui uma Matriz de Pontuação, onde são estabelecidos dez critérios para a avaliação dos projetos e a pontuação de cada critério. A pontuação máxima será de 100 pontos em todas as categorias. As notas levam em consideração as questões do Formulário de Inscrição, as evidências apresentadas pelo prefeito, os relatos dos beneficiados bem como a visita técnica realizada.

Cidade Empreendedora

Desde a promulgação da Lei Complementar Federal 123, em Dezembro de 2006, o tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios vem se tornando uma realidade, conforme já determinado anteriormente na Constituição brasileira.

O desafio do poder público, em todas as suas esferas, é, cada vez mais, melhorar o ambiente de negócios. Assim, para contribuir com isso foi criado o Programa Cidade Empreendedora - ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão do poder público com a iniciativa privada.

Ele é um Programa de transformação econômica de municípios,  organizado pelo Sebrae em 11 eixos de atuação,  voltados para a gestão pública e lideranças locais com foco na melhoria do ambiente de negócios, pela implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios.

Os objetivos específicos do programa são:

·         Promover um ambiente de negócios favorável por meio da Lei Geral e de políticas estruturantes de desenvolvimento;

·         Disseminação de políticas nacionais em âmbito local;

·         Promover a mobilização econômica das regiões;

·         Estimular o protagonismo local;

·         Identificar, articular e fortalecer as lideranças locais.

Pará

O Sebrae no Pará tem como um dos principais objetivos o foco na municipalização de políticas de desenvolvimento, tendo como grande marco legal a Lei Geral. Por isso, vai lançar, no dia 29 de novembro, o Programa Cidade Empreendedora.