Resultados das políticas públicas executadas pela Sectet são apresentados à sociedade



A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realiza, nesta quarta-feira (28), no auditório "Albano Franco" da FIEPA, a partir das 8h30, o evento "Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - Balanço e Perspectivas".

Na ocasião, representantes do governo federal, estadual e municipal, instituições públicas e privadas, representantes dos setores produtivos e do trabalhador, sociedade civil democraticamente representada, associações dos municípios paraenses e demais representações conhecerão os resultados das políticas públicas executadas pela Sectet nos últimos anos, em especial no que diz respeito aos Programas Pará Profissional, InovaPará, BioPará e TecSocial, coordenados pela Secretaria.

O intuito é mapear e destacar as inúmeras iniciativas que foram necessárias para se chegar ao patamar hoje alcançado, a fim de que sejam apropriadas como verdadeiros patrimônios da sociedade. Em síntese, durante os últimos anos, foi realizada a estruturação, estrategicamente planejada, do que se pode denominar de um Sistema Paraense de Inovação (SPI), formado por entes, públicos e privados, dos quatro principais setores representativos da sociedade (Estado, setor empresarial, instituições de ensino e pesquisa e terceiro setor).

O SPI expressa um novo patamar de ambiência institucional a que se chegou, no estado, com a criação e consolidação de ferramentas de regulação e gestão mais afinadas com os desafios da inovação em território paraense. Estruturas de apoio e políticas de financiamento e indução do empreendedorismo inovador estão na base de todo o movimento em curso e delineiam as possibilidades abertas para um novo ciclo de desenvolvimento. Dessa forma, a Sectet segue avançando em sua missão de transformar ciência, tecnologia, educação profissional e inovação em pilares para o crescimento econômico e o bem-estar social no Pará.