Unidade de atendimento oncológico em Tucurui comemora 99% de satisfação do usuário

Atendimento na Unacon - Foto: Ascom

Após seis meses de tratamento contra o câncer de mama, Francisca Elisangela Alves de Lima, de 38 anos, realizou esta semana sua última sessão de quimioterapia. Satisfeita com o resultado do atendimento recebido pela equipe multiprofissional da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, a partir de agora, ela passará por exames para  iniciar uma próxima etapa do tratamento e com excelentes expectativas.

São histórias como essas que faz o sentido da Unacon existir para cuidar não apenas de pacientes oncológicos no sudeste paraense, mas sobretudo, para prevenir todo o tipo de câncer. Com pouco mais pouco dois anos de funcionamento, a Unacon celebra 99% de índice de satisfação dos usuários.

Desde que iniciou os atendimentos, em abril de 2016, a Unidade, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde  do Estado do Pará – SESPA, vem buscando melhorias constantes para que os  usuários recebam um tratamento de qualidade, seguro eficiente e humanizado contra o câncer.
Francisca Elizângela - Foto Ascom
E partir do relato de Francisca Elizângela, em uma carta escrita e enviada à Unidade, essa meta vem sendo atingida. “Eu estou muito feliz por ter chegado até aqui. Eu agradeço a toda família Unacon, onde eu cheguei com muito medo, porque o câncer assusta e, aqui, eu encontrei pessoas maravilhosas, que cuidaram de mim com muito carinho, responsabilidade e que me deram muita força. Isso fez toda a diferença no meu tratamento. Eu ainda vou passar por outras etapas, mas acredito que já venci as mais difíceis: o medo e a quimioterapia. Estou preparada para enfrentar as demais. Eu não estou sozinha, tenho Deus, minha família e toda a equipe Unacon comigo”, disse a usuária.

No período de implantação da Unacon, de abril de 2016 até outubro de 2018, a equipe transformou dados estatísticos em esperança de vida com a realização de 20.107 exames, 5.079 atendimentos médicos, 2.460 consultas com enfermeiros, 2.048 procedimentos de quimioterapia,  848 procedimentos de Enfermagem, 542 atendimentos em Psicologia, 6.139 no Serviço Social, 894 atividades de fisioterapia, 492 atendimentos na Nutrição, Psicologia com 542 entre outras ações. Um total de 1.096 pacientes passam por tratamento de câncer. O de próstata lidera com 450 casos, seguido de mama com 324 e depois, o colón de útero com 76, entre os mais comuns.

Paralelamente aos atendimentos, foram desenvolvidas ações de educação em saúde à população, usuários e profissionais da saúde sobre prevenção e tratamento do câncer para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e, especialmente, as vantagens de tratar da doença na sua região, próximo de familiares e amigos.

O diretor executivo da Instituição, o administrador, Thiarle Dassi ressalta “a  importância das parcerias, da aproximação da população com a unidade, para que possam conhecer os serviços oferecidos, saber mais sobre a doença para prevenir, mas se for necessário o tratamento, será bem atendido pelos profissionais da Unacon, e com o tratamento 100% gratuito”.

Investimentos- Até janeiro de 2019, a assistência no tratamento de câncer na Unidade será complementado com a oferta do atendimento em radioterapia de acordo com às Normas Técnicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que proporcionará mais segurança e qualidade, nesta modalidade de tratamento oncológico, beneficiando diretamente os seus usuários.

Desde sua inauguração, a unidade vem ampliando os atendimentos, gradativamente, para uma população estimada em 1,8 milhão de habitantes, que passou a dispor de consultas especializadas em oncologia clínica e cirúrgica, em julho de 2016, a unidade passou a ofertar  o serviço de Quimioterapia, entre outros serviços como realização de biópsias, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, laboratório de análises clínicas e radio oncologia, psicologia, nutricionista e fisioterapia, que foram estruturados nos meses seguintes.  Com os serviços, os usuários permaneçam na região, junto de suas famílias, além de reduzir o deslocamento para Belém ou outros centros de oncologia.

A Biópsia passou a ser oferecido desde outubro de 2018. Outra novidade é a oferta do Serviço de Cuidados Paliativos que envolverá familiares e/ou cuidadores.

Sustentabilidade- Selo Ouro – Concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.